Mais de 600 pessoas reuniram-se no Complexo Desportivo da Covilhã, no dia 10 de novembro, para participar do 3º Encontro “A Correr e Caminhar pela Diabetes”, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã em parceria com o Programa Nacional para Diabetes, da DGS, e a PTN Store, que fez a gestão do evento. Nesta edição o número de participantes foi recorde, segundo a organização.
O evento consistiu numa corrida de 10 Km e uma caminhada de 5 Km, à escolha dos participantes. Vários grupos de corrida juntaram-se para competir no percurso de 10 Km, enquanto o público em geral se voltou mais para a caminhada, aberta a todas as idades e sem fins competitivos.
O objetivo do encontro é promover a consciencialização sobre a diabetes. A diretora do Programa Nacional para a Diabetes, Sónia do Vale, assinala a importância hábitos saudáveis como a atividade física e alimentação saudável, que são fundamentais “na prevenção e controlo da diabetes, e mesmo até na remissão da diabetes”, que é em alguns casos possível.
José Alberto Matos, de 71 anos, tem diabetes e foi à caminhada. Para este sénior a caminhada é algo que faz bem e a que, independentemente da idade, todos deviam ir: “Eu tenho diabetes por isso é que eu ando lá, mas estão controlados. Toda a gente devia andar lá, porque é uma coisa que faz bem e sinto-me bem”.
A caminhada de 5 Km e a corrida de 10Km tiveram percursos que passam por vários pontos da cidade, um percurso propositadamente urbano, segundo o vereador José Miguel Oliveira, apesar dos incómodos que pudesse causar: “A ideia era efetivamente as pessoas perceberem que estava a acontecer algo na sua cidade, tentarem perceber o que é e eventualmente nas próximas iniciativas que levarmos a cabo poderem juntar-se a nós e participar”.
Um dos atletas da corrida, Ruben Venâncio, de 22 anos, veio pelo desafio da corrida, mas sabe a importância deste tipo de eventos para a consciencialização, principalmente por achar que “os mais jovens não dão tanta atenção e só conseguem olhar para esses problemas no futuro”, pois apesar de “toda a gente mais ou menos estar a par do que se trata, eu acho que o pessoal da nossa idade não está muito preocupado relativamente à diabetes”.
O evento também contou com uma apresentação da C’a Tuna aos Saltos, a Tuna Médica Feminina da UBI e várias modalidades de corridas para as crianças, dentro do complexo desportivo.