Desafios do jornalismo para a construção da paz

Basílio Monteiro a apresentar por videoconferência

“Desafios dos média para construir a paz”, foi o tema discutido na aula aberta da disciplina de Segurança Internacional da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, na sexta-feira passada. O evento decorreu na UBI e foi apresentado por videoconferência por Basílio Monteiro, professor e investigador da Universidade St. John’s, em Nova Iorque.

Durante a aula, Basílio Monteiro, defendeu que o papel do jornalismo não era só o de informar, mas também de ter uma contribuição para a pacificação e a manutenção da paz. No entanto, segundo o professor, o jornalismo apresenta diversos problemas que comprometem essa prática, como as diferenças culturais, frequentes conflitos com práticas e hábitos locais de conduta jornalística, os interesses privados, que têm uma visão voltada ao lucro, beneficiando o alinhamento com determinados intervenientes no conflito, e o interesse público, que se interessa mais por conteúdo ‘emocionante’ do que conteúdo voltado à paz.

Para Basílio Monteiro, é essencial os jornalistas mostrarem a realidade dos países afetados pela guerra, para melhorarem as suas reportagens mostrando-se sensíveis aos conflitos e desenvolvendo conteúdos pró-paz.

Raquel Bessa e Beatriz Sobrinho, alunas de Ciência Política e Relações Internacionais dizem que este evento é importante para o curso e é essencial a discussão:

Já João Terrenas, professor de Segurança Internacional, explica por que este evento é importante para a UBI e para os estudantes da disciplina:

E de que modo podem os jornalistas e o jornalismo contribuir para a construção da paz? João Terrenas explica:

O evento contou com a presença de 17 pessoas, entre os quais alunos de CPRI e docentes.