Júnior Empresa da UBI organiza evento tecnológico

“Shift to Digital” é o nome do evento organizado pela Star Junior Enterprise, uma empresa criada por alunos da Universidade da Beira Interior (UBI). O evento, que teve lugar no auditório 8.01 na Faculdade de Engenharias da UBI, decorreu durante todo o dia 8 de novembro de 2023.

Segundo a Chief Technology Officer (CTO) da júnior empresa, Beatriz Costa, este é um evento que tem como objetivo “ajudar os estudantes a iniciar a sua jornada profissional”. Desde “mostrar onde podem começar” esta jornada a “aprender a trabalhar com estas ferramentas”, são vários os propósitos deste evento.

Francisco Costa, aluno do segundo ano da licenciatura em Engenharia Informática, concorda que esta “é uma boa iniciativa para os estudantes de informática. Termos estas formações ajuda muito na inserção no mercado trabalho” constituindo “bons pontos de partida”.

Noutro ponto de vista, Maria Pedro diz que “estas iniciativas dão bastante jeito a pessoas do meu curso pois vários estudantes estão interessados na área do empreendedorismo”. Apesar de não ser evidente à primeira vista, a estudante do primeiro ano da licenciatura em Economia considera que “a tecnologia é uma parte muito importante do mundo da economia e do empreendedorismo”.

O evento conta com palestras e atividades sobre HTML, CSS, Javascript, Comunicação, Cibersegurança, Inteligência Artificial, Desenvolvimento Web, Linkedin e ainda a elaboração de um pitch. Esta última atividade tem a forma de um concurso, em que os participantes se juntam em grupos e criam um projeto. A equipa vencedora receberá um prémio no valor de 200 euros, patrocinado pela Critical Software.