Livro celebra duas décadas de psicologia na UBI

Em 2021, o Departamento de Psicologia e Educação (DPE) da Universidade da Beira Interior (UBI) celebrou os vinte anos do curso de Licenciatura em Psicologia. Para celebrar esta data, reuniram-se trabalhos de vários docentes e antigos alunos e criou-se o livro "Contributos da Psicologia na UBI: da teoria à prática".

No passado dia 16 de maio de 2023, o anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) recebeu a apresentação do livro que assinala os 20 anos do curso de Psicologia na UBI.

O evento dividiu-se em três momentos. O primeiro consistiu numa breve contextualização da efeméride assinalada nessa sessão e na forma como se decidiu comemorar, lançando esta obra. Participaram a coordenadora do livro, Paula Carvalho, a presidente da FCSH, Arminda do Paço, a presidente do Departamento de Psicologia e Educação (DPE), Cláudia Silva, e ainda os docentes Fátima Simões e Manuel Loureiro

Anfiteatro 7.20 da FCSH

Na segunda parte, Isabel Festas, docente da Universidade de Coimbra, fez a apresentação do livro, elogiando a qualidade e a diversidade dos contributos, salientando ainda a importância da Psicologia para o desenvolvimento humano e social.

Isabel Festas enalteceu o livro não só pela sua diversidade autoral, combinando trabalhos individuais e coletivos, o que, na sua opinião, emprestou uma enorme maturidade à obra.

O livro “Contributos da Psicologia na UBI: da teoria à prática” pretende ser uma ferramenta para a divulgação do conhecimento e das práticas realizadas no DPE da UBI, refletindo o estado da arte em várias áreas da Psicologia.

A sessão terminou com um Porto de Honra, onde os participantes puderam trocar impressões e experiências sobre o livro e sobre a Psicologia na UBI.