Rita Santiago, nutricionista responsável pelo acompanhamento alimentar e nutricional dos jovens futebolistas do Sporting Clube da Covilhã, esteve na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) na última sexta-feira, 18. O seminário “Nutrição para crianças e jovens desportivos” teve como objetivo, segundo a nutricionista, esclarecer acerca do bom desenvolvimento dos mais jovens, não somente no que tange ao futebol, mas também em saúde e qualidade de vida no futuro.
“A alimentação é muito importante nas faixas etárias mais jovens, não só para o bom desenvolvimento dos atletas, mas para evitar problemas. Por isso, é fundamental que a nutrição esteja direcionada para garantir esse bom desenvolvimento”.
A nutrição para além do desporto
Durante o seminário, a nutricionista ressaltou também a importância de boas refeições, pré e pós-treino, para um desempenho desportivo. “Precisamos pensar que os jovens estão em processo de desenvolvimento, numa fase de muitas mudanças, e se isso não for alcançado de uma forma equilibrada, acontece um déficit, que acaba por comprometer não só o desempenho desportivo, como o próprio desenvolvimento do atleta”.
Para além dos escalões de formação, Rita Santiago também defendeu que os bons hábitos nutricionais dos jovens, ainda em escalões infantis, serão fundamentais para os futuros adultos, pois caso venham a ser jogadores profissionais, essa preparação pode evitar lesões e problemas relacionados à prática desportiva.
“A nutrição é importante assim que a criança é concebida, logo no início da gravidez, e depois no momento em que a criança nasce e enquanto se desenvolve. Tudo isso é importante para aquilo que é o futuro. É fundamental, numa fase mais precoce, focarmos na nutrição para evitar possíveis futuras lesões. Por exemplo, se o jovem tiver alguma carência em termos dos laticínios, há chances de haver também uma fragilidade óssea no futuro. Isso traz consequências para uma vida adulta e, no caso do futebol ainda mais, por ser um desporto com grande intensidade”.
Cuidados para um bom rendimento no desporto
Rita Santiago destaca ainda que, em termos de bom rendimento no desporto, é preciso ter cuidado não somente com a alimentação, mas com uma rotina saudável.
“A alimentação é importante na mesma medida em que é também o treino, o sono, uma boa gestão de emoções e de stress”. Ressaltou, no entanto, que a alimentação ganha destaque, pois se ela não funcionar, os outros elementos também não. Por isso, “tem de haver uma sintonia entre todos esses aspectos”, defendeu.
Por fim, a nutricionista do Sporting Clube da Covilhã aponta que é positivo a nutrição ter ganho maior importância no futebol português, estando presente em toda a formação, quando anteriormente era sobretudo considerada no plantel sénior.
“Cada vez mais há esta preocupação em tentar trazer a nutrição também para os escalões de formação. A verdade é que já começa a haver esta preocupação na formação. Isto revela um bocadinho a consciencialização que existe para a população mais jovem. Acho que os clubes estão no bom caminho, mesmo que ainda seja preciso fazer muito”.