O que mudar na educação escolar?

As I Jornadas de Educação da Guarda, organizadas pelo Agrupamento de Escola Afonso de Albuquerque, decorreram no Teatro Municipal da Guarda nos dias 3 e 4 de novembro.

I Jornada de Educação da Guarda; Créditos de Imagem: Andreia Gonçalves

Tendo como mote «Educar: o futuro nas nossas mãos», o principal objetivo das jornadas foi «pensar a Educação “fora da caixa”, de forma descomprometida e de mente aberta».

Esta iniciativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque destinava-se a professores, educadores, encarregados de educação, estudantes e público em geral.

A sessão de abertura teve lugar ao início da tarde, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, contando com a presença de Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, de professores de diversas escolas, e publico em geral.

As jornadas contaram com uma vasta programação, sendo abordados temas como a utilização do digital e da Inteligência Artificial (IA) em contexto pedagógico, a inclusão, e o bullying, entre outros. Nuno Dorotea, docente da Universidade de Lisboa, ao abordar o digital e a IA, em contextos pedagógicos, afirma que é fundamental o sistema educativo apropriar-se deste recurso e que este «tem a responsabilidade de preparar os alunos, para esta sociedade altamente digitalizada».

Ariana Cosme, docente da Universidade do Porto, fez notar que «o importante não está nos professores darem o programa todo», mas em garantir «a aprendizagem de todos os alunos».

Nuno Martins, fundador do projeto «Educar Pela Positiva», destaca a importância do comportamento e ações dos professores e encarregados de educação perante uma criança, uma vez que «o cérebro da criança funciona por modelos, ela vê e projeta aquilo que vê».

Concluída esta primeira edição das Jornadas de Educação da Guarda, foram vários os docentes que se mostraram entusiasmados com a realização da segunda.