Apesar da tempestade “Martinho”, as atividades previstas para a 3.ª edição da Dia Mundial da Árvore e da Poesia realizaram-se na passada sexta-feira, dia 24 de março. A iniciativa, que já se tornou tradição, incluiu a plantação de árvores e a leitura de poemas em diversos idiomas.
Organizada pelo Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), em conjunto com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior, o evento decorreu às 10:30h e contou com a participação de cerca de uma dezena de pessoas de diversas nacionalidades que plantaram dois carvalhos e leram poemas em filipino, croata, romeno e português. Esta atividade decorreu no espaço verde localizado atrás do edifício principal do polo da FCSH.

Plantação de um carvalho e leitura de um poema no exterior da FCSH (Nuno Pessoa)
Após a leitura, os participantes dirigiram-se para o interior do edifício onde decorreu um convívio antes de se dar por terminada a 3.ª edição dos festejos. Nathalia Suchek, investigadora do NECE, uma das participantes, afirmou que esta seria uma boa forma de ajudar o ambiente e celebrar os dias da árvore e da poesia e acrescentou: “Este espaço pode, no futuro, ser um espaço de socialização para os alunos.”. A comemoração do Dia da Árvore remonta ao início do século XX, mais precisamente ao ano de 1913, quando foi assinalada a primeira festa da árvore em Seixal no dia 21 de março.