Projeto propõe melhorar a inserção laboral de reclusos

A UBI lidera o “VISION” que termina em abril desde ano. A última reunião teve lugar na Roménia.

O próximo mês de abril marca o encerramento do projeto Erasmus+ “VISION”, que é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI) e envolve entidades de países como Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia. Os trabalhos terminam no dia 30 do próximo mês e com as conclusões pretende-se melhorar a condição profissional de reclusos, após o cumprimento das penas.

O objetivo principal do projeto é aumentar a adesão de reclusos aos programas de educação e formação profissional, através do desenvolvimento de diferentes cenários virtuais interativos relacionados com apresentação/inscrição em diversos cursos profissionais. O uso destas ferramentas virtuais e digitais visam aumentar o sucesso na preparação para a integração destas pessoas no mercado de trabalho, emprego após a libertação, reintegração e minimizar a possibilidade de reencarceramento.

A cidade de Iaşi, na Roméria, recebeu a 8.ª reunião internacional do “VISION”, nos dia 11 e 12 de março. A UBI esteve representada pelo Investigador Principal do projeto, Bruno Silva, docente do Departamento de Informática.

O encontro foi organizado pelo parceiro romeno do projeto, Centro Penitenciário de Iaşi, e também estiveram presentes os restantes parceiros do projeto: a IPS – Innovative Prison Systems, de Portugal; o CPJ – Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça de Portugal, o Centre d’Iniciatives per a la Reinserció de Espanha, o Istituto Religioso di Formazione e Istruzione Professionale de Itália, e o Athens Lifelong Learning Institute da Grécia.