Foi a primeira vez que participou nos Desportos Mundiais de Inverno e foi também o primeiro atleta a colocar os pés na neve da cidade italiana de Turim. Steve Sá é um dos atletas da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã e ganhou a medalha de prata na prova de snowboard.
O atleta de 34 anos, natural do Teixoso, começou na modalidade há apenas um ano, mas tem vindo a dedicar-se ao futebol, ao futsal e à natação há mais de oito. A rotina dos treinos é semanal e acaba por ditar o seu desempenho nos campeonatos. Desta vez, não foi diferente. Mas as condições de neve e a dificuldade das pistas levaram a que Steve e a equipa tivessem apenas duas sessões de treino. Para garantir a sua segurança, o snowboarder acabou por fazer a prova num nível diferente do planeado.
Para o técnico João Neto, que acompanha de perto o percurso do atleta, o desporto promove a inclusão, o bem-estar físico e a autoestima, principalmente se for junto da comunidade.
“Muitos acabaram por ouvir uma vida inteira que não conseguem e o desporto mostra-lhes que, com trabalho e dedicação, eles também conseguem atingir patamares de excelência”.
O apoio familiar motiva o atleta. E a sua sociabilidade faz com que todos o conheçam, seja na rua, seja na universidade. Mas para esse reconhecimento, Steve diz que é necessário “muito trabalho e muita dedicação”.
A equipa covilhanense esteve representada por cinco atletas no esqui, doze na dança desportiva e quatro no snowboard. A atleta Cecília Freire acabou por não competir, por questões de segurança física.
Os atletas já começaram a trabalhar para os jogos mundiais de verão do Chile, que decorrerão em 2027, com o apoio do Special Olympics Portugal. Até lá, vão competindo a nível nacional.