O café do Sr. Eduardo foi o local escolhido pela campeã para a entrevista. Foi ali, numa mesa tradicional portuguesa de madeira e ferro, que Ângela Costa deu os seus primeiros passos nos matraquilhos. Joga há doze anos e o interesse começou pelo mau perder que sentia ao jogar com o seu marido. Aos 33 anos, é mãe de duas meninas, de três e dez anos, e trabalha como cuidadora num lar. Durante a entrevista, partilhou os desafios de conciliar o trabalho com os treinos, a escassez de apoios para competir e as dificuldades que enfrentou ao longo do percurso, especialmente por ser mulher num meio predominantemente masculino. Além de muita preparação, o grande truque é “conhecer bem as mesas com que se joga e ter confiança e autoestima”.
O futebol de mesa ainda não é reconhecido como um desporto pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o que significa que os apoios do Estado são inexistentes. Em maio, Ângela irá representar Portugal no Campeonato Mundial em Dallas, nos Estados Unidos, mas todos os custos da viagem e da participação terão de ser assegurados por ela própria.
Sogro de Ângela e atualmente Presidente da Direção da Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa de Castelo Branco (AMFMCB), António Garra dedica-se diariamente para que a modalidade seja “o mais rápido possível um desporto”. O Presidente explica ainda que, “os hábitos enraizados em Portugal”, que estão associados a este jogo, influenciam a forma como se vê esta modalidade.
As partidas de matraquilhos começaram com uma brincadeira, mas agora fazem Ângela levar o nome da Covilhã e de Portugal mais longe. O jogo parece ser uma tradição para a família e a filha mais velha, Melinda Garra, já joga e já venceu uma competição ao lado da mãe, o ano passado na Amadora. A nível nacional as vitórias já foram sete, em distritais cerca de dez e internacionalmente duas vitórias e um segundo lugar. O ano passado terminou o campeonato em 20º lugar mundial, agora resta o resultado nos EUA para saber em que lugar fica. Ângela Costa mostra-se “confiante e segura” de mais uma vitória.


