A Universidade da Beira Interior (UBI) juntou-se à Academia de Notícias, uma iniciativa do grupo Notícias Ilimitadas, responsável pelos títulos “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e a “TSF”. Ao abrigo deste protocolo, os alunos da UBI da área do jornalismo vão poder concorrer a bolsas e ver publicados trabalhos em áreas específicas dos dois jornais de expansão nacional e, no caso da TSF, participar num programa produzido, dando origem a um podcast.
O projeto Academia de Notícias visa aproximar o grupo de comunicação social às instituições de Ensino Superior, abrindo novos espaços de visibilidade e oportunidades para estudantes e recém-licenciados.
De acordo com o protocolo assinado com a UBI e outras instituições de Ensino Superior, serão promovidas anualmente três bolsas para estudantes ou jovens que tenham terminado o seu percurso (licenciatura ou mestrado) há menos de um ano.
Cada um dos apoios (“JN”, “O Jogo” e “TSF”) irá prever a atribuição de um montante para desenvolvimento de um projeto jornalístico relevante.
Nos sites dos três títulos associados à Academia serão criadas áreas específicas para publicação de trabalhos de estudantes, em texto, vídeo, som, dados ou formatos mistos, que poderão ser submetidos diretamente por estudantes ou por docentes e gabinetes das universidades, sendo depois sujeitos a seleção e validação editorial.
“No caso da TSF, será igualmente aberta a possibilidade de participação num programa produzido pelas escolas e supervisionado pelos sonoplastas e redação da Rádio, dando origem a um podcast”, refere o acordo de parceria, que contempla ainda a possibilidade de oferta de assinaturas para instituições do Ensino Superior e a participação em ações propostas pela Universidade (workshops, aulas práticas, conferências ou outras), que se revelem úteis na promoção da literacia mediática, no combate à desinformação e na defesa de um jornalismo transparente e de qualidade.
A apresentação da Academia de Notícias teve lugar na última semana (13 de março), na cidade da Maia, e liga a UBI a um setor no qual tem uma longa tradição no ensino e na investigação. É reconhecida como escola de formação de qualidade desde o início da licenciatura em Comunicação Social, nos anos de 1990, e, depois, em Ciências da Comunicação. Atualmente, promove os cursos Ciências da Comunicação (1.º e 3.º ciclos) e Jornalismo (2.º Ciclo).