UBI promove formação para melhorar competências pedagógicas digitais dos docentes

A 2.ª Edição do Programa de Capacitação Pedagógica - Docente Digital arranca com a totalidade das vagas preenchidas.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma iniciativa para melhorar o ensino e aprendizagem, através do aumento das competências pedagógicas digitais dos docentes. Esta meta está a ser concretizada com a 2.ª Edição do Programa de Capacitação Pedagógica – Docente Digital, um curso que esgotou todas as vagas disponíveis, numa demonstração de empenho de docentes da UBI na aplicação eficaz das tecnologias em sala de aula.

Mário Martins, doutorado em Sociologia, é o formador responsável pelo curso, recorrendo à vasta experiência na conceção e realização de formações de professores, nas áreas da pedagogia do e-learning.

“A capacitação dos docentes é uma ferramenta fundamental para a promoção de metodologias de ensino mais ativas, dinâmicas e centradas no estudante. Através desta capacitação, os docentes são preparados para usar ferramentas digitais de forma autónoma e eficaz, contribuindo para a melhoria das práticas de ensino e criando experiências de aprendizagem mais envolventes, com o objetivo de promover o sucesso académico dos estudantes”, de acordo com o Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), que organiza o curso, no âmbito do projeto UBI Learning Hub II, financiado pelo PRR.

O Programa de Capacitação Pedagógica – Docente Digital está já a decorrer e prolonga-se até junho. Está estruturado em cinco módulos: Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online; Design de Cursos de Formação Online; Criação e Utilização de Conteúdos Educativos; Dinamização da Aprendizagem Online; e Avaliação da Aprendizagem Online. Estes conteúdos distribuem-se por um total de 60 horas, distribuídas por 40 horas assíncronas e 20 horas síncronas.

Depois de uma primeira edição que contou com 14 participantes (que decorreu no 1.º semestre do atual ano letivo), esta segunda arranca com um total de 20 elementos, empenhados em transformar as suas práticas pedagógicas.

O curso não conferente de grau representa o concretizar da missão do GIP, que se compromete a promover práticas de ensino e aprendizagem inovadoras e a explorar novos métodos pedagógicos, apoiando o desenvolvimento profissional dos docentes.

Para o próximo ano letivo, prevê-se a realização de mais duas edições desta iniciativa, alargando o número de docentes da UBI abrangidos por competências pedagógicas digitais.

Pode ler também