A Universidade da Beira Interior (UBI) foi agraciada pelo trabalho que desenvolveu, há mais de 30 anos, durante a construção do PO-SAT 1, o único satélite português a ser lançado para o espaço.
O galardão foi entregue ao Reitor da UBI, Mário Raposo, esta quarta-feira, pela principal referência do satélite, Fernando Carvalho Rodrigues, que, como coordenador do projeto, passou a ser designado de o “pai do satélite português”.
A homenagem à mais-valia científica da UBI na área espacial surge poucos meses depois de se terem assinalado as três décadas do lançamento do equipamento de telecomunicações para a órbitra terrestre, a 25 de setembro.
A UBI era, na altura, uma instituição de ensino superior recente no panorama nacional, mas tinha já argumentos para ser convocada para aquele que foi um marco na história espacial portuguesa.
O projeto teve a participação do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI e esteve relacionado com os estudos de cálculo de trajetórias de lançamento e órbitas do satélite. Contou com a valiosa participação de Vasili Sarychev, Pedro Paglione, José Pacheco de Carvalho e António Tomé.
Já no espaço, os dados emitidos pelo PoSAT-1 eram também enviados para a estação de rastreio da UBI, que permitiram aos investigadores da academia estudar os raios cósmicos e posicionamento do satélite, perante a visualização das estrelas. O satélite realizava órbitas terrestres de 95 minutos, um total de 14 por dia, depois de ter sido lançado no voo 59 do foguetão europeu Ariane 4, a partir do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa).
O PoSAT-1 esteve operacional até 2006, ano em que se realizou a última comunicação com o Centro de Satélites de Sintra.