Ainda não se falava em fibra ótica ou rapidez de acesso à internet, Facebook e YouTube eram projetos embrionários, quando em 2000 era lançado na UBI o primeiro jornal académico online de Portugal. O Urbi et Orbi tinha como objetivo funcionar como laboratório para os alunos de Ciências da Comunicação darem os seus primeiros passos no mundo do jornalismo.
A criação do projeto foi, naturalmente, acompanhada do lançamento do primeiro site, substituído no final do mesmo ano por uma segunda versão. O dia 21 de dezembro de 2022 marca o lançamento do novo site do Urbi et Orbi: www.urbietorbi.ubi.pt. Mais moderno, atrativo, dinâmico e privilegiando a imagem e a usabilidade, substitui a terceira versão, online desde 2010.
“O Urbi et Orbi é um jornal que já tem mais de 20 anos, tem quase 1200 números publicados e a anterior plataforma acusava já algum cansaço”, admite a diretora e docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, Anabela Gradim. “Embora ao longo dos anos tenha recebido refrescamentos e tenha havido alguns updates, esta é a intervenção mais radical a que já foi sujeito e que representa, do meu ponto de vista, uma grande melhoria no design, na usabilidade, na estética do site – que está, de facto, moderna e muito agradável – e que devemos ao trabalho excelente do Márcio Silva (designer) e da Beatriz Botelho (web developer) e penso que temos site para o futuro”, considera.
“Será um site que estará atual durante uns bons anos, sendo que o backoffice também nos parece robusto e funcional, mais simples e intuitivo, facilitando a tarefa dos alunos”.
Anabela Gradim acredita, de resto, que este “será um site que estará atual durante uns bons anos, sendo que o backoffice também nos parece robusto e funcional, mais simples e intuitivo, facilitando a tarefa dos alunos”.
“Mas, verdadeiramente, o que vai acontecer em termos de trabalho e de fluxo de trabalho só vamos saber quando editarmos e colocarmos online as primeiras edições e começarmos a rotinar o trabalho e a ver como é que funciona o seu fluxo. Eu estou extremamente otimista e muito contente com a equipa que tratou disto com tanto denodo e competência e, sendo suspeita, penso que atingiu um resultado que eu classifico de muito bom”, destaca a diretora do Urbi.
Todas as edições anteriores podem ser consultadas através de menu “Arquivo”, situado no fundo da página principal do novo site.
Evolução digital do Urbi et Orbi
O Urbi et Orbi nasce em 2000, sendo que até 2006 os conteúdos se aproximavam da linguagem da imprensa tradicional, com texto e fotografia. A partir deste ano, o jornal começa a testar novas ferramentas de publicação. Em 2007 passa a incorporar vídeo e áudio nas notícias e é dada maior importância à fotografia, que se torna autónoma como Unidade Curricular.
Em 2008 lança a sua versão mobile, e em 2009 é lançada a versão para iPhone (a primeira aplicação nativa portuguesa para leitura de jornais). Um ano depois, surge a anterior versão do seu site.
Acreditando na importância da divulgação da informação através das redes sociais, em 2016 o Urbi criava as suas páginas no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. No mesmo ano, foi criada a rubrica “Made in UBI”, dedicada a ex-alunos da instituição, que assim puderam dar a conhecer os seus casos de sucesso e incentivar os atuais e futuros alunos da Universidade.
É neste contexto, de constante procura pela melhoria e acompanhamento das novas tendências e estéticas do jornalismo online, que agora surge o novo www.urbietorbi.ubi.pt.