A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a visita de Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal do Brasil, dando continuidade à estratégia de estreitar relações com entidades brasileiras de relevo.
Foi a primeira vez que um representante da câmara alta do Congresso Nacional do Brasil visitou a Universidade, em resultado do trabalho de cooperação internacional desenvolvido pela instituição.
Acompanhada pelo presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos, José Manuel Diogo, a visita de Ilana Trombka teve um programa que incluiu uma reunião com o Reitor da UBI, Mário Raposo, e uma visita à incubadora UBIMedical, onde conheceu os laboratórios e as start-ups presentes na estrutura criada para a academia apoiar a entrada de ideias inovadoras no mercado. Esta passagem visou o fomento de sinergias futuras.
Outro momento da visita foi a participação na palestra intitulada “Fatores determinantes no desenvolvimento do Intraempreendedorismo no âmbito público federal com foco na inclusão social: Um estudo de casos vencedores do prémio ENAP de inovação”. O evento foi organizado em parceria com a unidade de investigação NECE-UBI. Ilana Trombka abordou na sua intervenção o intraempreendedorismo no setor público, destacando a relevância como ferramenta para promover a inovação, com foco na inclusão social.
A visita, que teve lugar a 7 de outubro, foi organizada pela Vice-Reitoria para a Internacionalização e Interação com a Sociedade e pela Pró-Reitoria para a Cooperação Internacional, dando origem ao fortalecimento na relação entre a UBI e o Senado Federal do Brasil, aumentando assim a visibilidade da instituição a nível internacional.