UBI parceira da nova edição do INOVC+

O projeto propõe-se impulsionar a ligação entre ciência, inovação e o mundo empresarial, para aumentar a competitividade na região centro.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das instituições parceiras na nova edição do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro. A iniciativa pretende conceber um sistema articulado entre ciência, tecnologia e o mundo empresarial, contribuindo para o posicionamento da Região Centro como uma referência nacional dos domínios de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Com um prazo de execução de 30 meses, o INOVC+ tem um financiamento de 4,11 milhões de euros.

O INOVC+ é um projeto-piloto estratégico para a Região Centro que, num contexto de trabalho em rede, visa potenciar a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D+i para a economia regional, através do fortalecimento e qualificação do Ecossistema Regional de Inovação INOVC+ e do robustecimento das suas competências especializadas, individuais e coletivas enquanto ecossistema de interação com as empresas e a Sociedade como um todo.

Apesar da capacidade de I&D instalada e dinâmicas de inovação estarem a produzir efeitos positivos na competitividade do Centro, esta região apresenta atualmente algumas insuficiências de desempenho em inovação, devido sobretudo a condições organizacionais, de recursos e de conhecimento sobre as quais importa refletir e intervencionar, de modo a melhorar o seu desempenho. Neste contexto, alicerçado no conhecimento técnico especializado das suas entidades copromotoras, onde se inclui a UBI, e, dando continuidade e coerência às atividades realizadas nas anteriores edições do INOVC+, o presente projeto visa tornar o tecido empresarial mais inovador e aprofundar as ligações universidade-empresa do sistema regional de inovação.

A nova edição contempla quatro atividades base: 1) dinamização do ecossistema de inovação da região centro; 2) ações de deteção e difusão de tecnologias; 3) interação com empresas; e 4) valorização e comercialização.

Em termos operacionais, estão previstas ações como a criação e reforço de competências dos Technology Transfer Offices (TTO’s) das entidades envolvidas, capacitação e ações de sensibilização para a inovação e transferência de tecnologia para investigadores, financiamento de projetos de ignição e provas de conceito, concursos de ideias de negócio, ações de interação entre a universidade/centros de I&D e as empresas, identificação de desafios de I&D nas empresas, encontros regionais de networking com o tecido empresarial, missões internacionais de benchmarking, participação em mostras regionais e eventos de disseminação tecnológica, apoio especializado à proteção da propriedade intelectual, etc.

O projeto tem um prazo de implementação de 30 meses e do investimento total elegível de cerca de 4,11 milhões de euros (a UBI terá a fatia de 264.775,00€), sendo cofinanciado a 85% pelo Portugal 2030, através do programa operacional Centro 2030 e pela União Europeia.

Além da UBI, o projeto conta com uma diversidade de parceiros-chave no ecossistema regional da região centro, nomeadamente, as universidades de Coimbra (promotor-líder) e Aveiro e os institutos politécnicos de Viseu, de Coimbra, de Castelo Branco, de Leiria, da Guarda, de Tomar, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, TAGUSVALLEY, ITECONS, Instituto Pedro Nunes, SERQ, BLC3, AEMITEQ, AIBILI, RAIZ, BIKINNOV, STAR INSTITUTE, SEAPOWER, BIOCANT PARK e CCTV.

A reunião do Conselho Geral INOVC+ e o kick-off meeting oficial, decorreram a 19 de fevereiro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), tendo marcado presença Sílvia Socorro (Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento), Edgar Nave (UBINNOVATIVE Tech Transfer e Gestor do projeto INOVC+) e Rui Coutinho (UBINNOVATIVE Post-Award).

Pode ler também