A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber o XIV Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2026, na Faculdade de Artes e Letras (FAL). Sob o tema “Comunicação e Tempo”, o maior congresso nacional da área regressa à Covilhã mais de duas décadas depois da realização do III Congresso da SOPCOM, que teve lugar em 2004.
Organizado pelo Laboratório de Comunicação (LabCom), em parceria com a SOPCOM, o congresso reunirá mais de 300 investigadores, provenientes de vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil e China. A edição de 2026 recebeu 367 submissões, das quais 333 foram aprovadas, contando ainda com o apoio de mais de 60 estudantes voluntários da Faculdade de Artes e Letras.
Ao longo dos três dias, o programa científico inclui quatro sessões plenárias, duas mesas-redondas e 50 sessões paralelas, distribuídas por 18 grupos de trabalho, que abrangem áreas centrais das Ciências da Comunicação, como o jornalismo, a comunicação política, a publicidade, a comunicação organizacional e os estudos dos media.
O congresso tem início na segunda-feira, 9 de fevereiro, às 9h30, com a conferência de abertura Artificial time: Temporality and the end of media in the age of AI, proferida por Anne Kaun, professora e investigadora da Universidade Södertörn, em Estocolmo. Da parte da tarde, às 14h30, decorre a sessão plenária Temporalities of journalism: chronology, speed and circularity, apresentada por Henrik Bødker, professor da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.
Na terça-feira, 10 de fevereiro, às 11h, tem lugar a sessão plenária O Tempo na investigação e na informação, com João Figueira, professor jubilado da Universidade de Coimbra, e Maria Luísa Humanes, professora catedrática da Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid. Durante a tarde, às 14h30, realiza-se a mesa-redonda Ciência e Tempo: entre a urgência do presente e a espessura do pensamento crítico, com representantes de várias associações científicas ibero-americanas da área da comunicação, sob moderação de Joaquim Paulo Serra, presidente da Assembleia Geral da SOPCOM.
O último dia, quarta-feira, 11 de fevereiro, inclui, às 14h30, a mesa-redonda Ritmos de publicação: entre a urgência produtiva e o tempo do pensamento, com diretores e editores de revistas científicas portuguesas da área da comunicação, moderada por Pedro Jerónimo, investigador do LabCom. O encerramento do congresso está marcado para as 15h30, com a sessão Tempo, sociedade e comunicação, que contará com André Barata, professor catedrático da UBI, e José Luís Garcia, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
As sessões de abertura e encerramento, bem como as sessões plenárias e mesas-redondas, decorrerão no Auditório das Sessões Solenes da UBI, localizado na Faculdade de Artes e Letras.




























