Pedro Jacinto é o novo presidente da AAUBI

Líder da lista U foi eleito por larga vantagem, sucedendo a Ricardo Nora no cargo. A tomada de posse é no próximo dia 6 de Janeiro.

Pedro Jacinto, aluno de Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito no passado dia 14 de dezembro como novo presidente da direção da Associação Académica da instituição (AAUBI)  para o ano de 2023, sucedendo no cargo a Ricardo Nora.

O líder da lista U – Unir Academia foi o mais votado, com 1010 votos. A lista D, encabeçada por Ana Rita Paulo, ficou em segundo lugar com 307 votos. A lista S (Jorge Brígida) e a lista T (Daniela Carvalho) alcançaram 245 e 131 votos, respetivamente. Para a eleição da direção votaram em branco 66 estudantes e houve 33 votos nulos.

“Esta direção tem como principal objetivo reaproximar os estudantes para dentro da academia”

Ao Urbi et Orbi, Pedro Jacinto diz sentir “muito orgulho em toda a equipa que me acompanha e no empenho que já demonstraram para com os estudantes”. O novo presidente da AAUBI confessa ainda que nunca esperou “estar num cargo com tanta responsabilidade e que pode impactar tanto a vida dos estudantes. Sei que a responsabilidade é muita, mas tenho muita confiança na equipa que estar comigo nesta jornada e que vai continuar esta historia tão bonita da casa azul”, assegura.

Para o mandato que agora arranca “esta direção tem como principal objetivo reaproximar os estudantes para dentro da academia”, refere Pedro Jacinto. “Quem diz os estudantes diz todas as estruturas associadas, como os núcleos recreativos e os núcleos culturais.  A nossa grande visão é que uma associação sem os núcleos é uma associação distante daqueles que representa, assim o grande objetivo é aproximar os estudantes da associação para conhecer melhor as suas problemáticas”.

Pedro Jacinto sucede no cargo a Ricardo Nora, o presidente com mais mandatos consecutivos (três) à frente da AAUBI. O estudante de Economia confessa que “a responsabilidade é enorme, assim como o legado do Ricardo. Sendo que a fasquia está alta, a única coisa que posso salientar é que a equipa está unida e motivada para o mandato de 2023 e a continuidade do excelente trabalho está assegurada”.

“Não se pode crescer no futuro sem olhar para o passado.”

O novo presidente da Associação Académica já estava ligado à anterior direção há um ano e meio, o que considera ser uma “vantagem”, até porque “não se pode crescer no futuro sem olhar para o passado, e estando já dentro da organização e estando sempre interessado na melhoria da experiência dos estudantes no meio académico, é sempre mais fácil quando já se conhece a casa”, considera.

Sofia Freire, também da lista U, é a nova presidente da Assembleia Geral de Estudantes, tendo obtido 994 votos. Ainda da mesma lista, com 981 votos, Carlos Carapito foi eleito como presidente do Conselho Fiscal da AAUBI.

No total, votaram nestas eleições 1798 estudantes.

A tomada de posse será no dia 6 de Janeiro, no Auditório das sessões solenes pelas 18h30.