Gulbenkian apoia novo projeto da CooLabora

A MALA - Ferramentas para a Autonomia destina-se, essencialmente, a sobreviventes de violência doméstica.

 

O novo projeto da CooLabora chama-se MALA e traz consigo ferramentas para a autonomia local. Trata-se de uma iniciativa destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a que a Fundação Calouste Gulbenkian acaba de atribuir financiamento. Esta iniciativa destina-se prioritariamente a sobreviventes de violência doméstica, migrantes e pessoas em situação de pobreza.

Vai contribuir para a criação de maior autonomia económica, através do desenvolvimento de saberes-fazer relevantes para a vida quotidiana e prevê a realização de oficinas tão diversas como saboaria artesanal, feltragem de lã, reparação de eletrodomésticos ou de mobiliária, hortas biológicas, entre outras.

A MALA é fruto de uma parceria entre a CooLabora que coordena o projeto, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, sobretudo responsável pelo encaminhamento de migrantes e a Universidade da Beira Interior, quer através da Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social que tutela as questões relacionadas com migrantes quer com o Museu de Lanifícios que assumirá a dinamização de algumas das oficinas.

A MALA – Ferramentas para a Autonomia vai ainda produzir alguns vídeos DIY e um documentário sobre a metodologia inovadora que o projeto propõe.

O projeto é financiado pelo programa Cidadãos Activ@s, dos EEAGrants, geridos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Pode ler também