Projeto UI.CAN promove nova edição de programa de capacitação em Empreendedorismo

A UBI, através do projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, dinamiza a partir de março, a 2.ª edição do UBIEmpreende: programa de capacitação em Empreendedorismo. As inscrições estão abertas até dia 7 de março.

A 2.ª edição do UBIEmpreende: programa de capacitação em Empreendedorismo acontece na Universidade da Beira Interior (UBI), em março, dirigida a empreendedores da academia e da região, que pretendam, individualmente ou em grupo, validar e implementar o seu projeto empreendedor de qualquer área de negócio, com o acompanhamento de uma consultora especializada. Por outro lado, estudantes e público em geral que não apresentem ideia de negócio, mas que pretendam frequentar o programa, serão integrados em equipas de trabalho multidisciplinares.

A programa visa identificar e apoiar potenciais empreendedores que pretendam validar a sua ideia de negócio, facultando-lhes ferramentas e competências transversais, essenciais ao desenvolvimento do espírito empreendedor e à criação de empresas.

O UBIEmpreende inicia-se a 9 de março, num formato híbrido, contemplando a realização de seis workshops, reforçados por sessões de mentoring. Estão programados “Modelos de Negócio + Produto Mínimo Viável (dia 9 de março, das 14h00 às 20h00); “Mentoring” (dia 15 de março, online, das 17h00 às 20h00); “Business Developing + Mentoring” (dia 23 de março, das 14h00 às 20h00); “Fund Raising” (dia 30 de março, online, das 17h00 às 20h00); “Mentoring” (dia 6de abril, online, das 17h00 às 20h00); “Business Plan + Mentoring” (dia 13 de abril, das 14h00 às 20h00); e “Storytelling & Pitch + Mentoring” (dia 20 de abril, das 14h00 às 20h00).

Os workhops e sessões de mentoring serão dinamizadas pela bten – business & technology experts network (bten.pt), entidade com vasta experiência e competência no acompanhamento de empreendedores e aceleração de empresas. As sessões presenciais terão lugar no CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, junto à Faculdade de Engenharia da UBI.

Esta edição do UBIEmpreende prevê ainda a possibilidade do melhor projeto empreendedor integrar uma comitiva nacional, numa viagem gratuita ao ecossistema empreendedor de Tallin, na Estónia, bem como a participação no WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio, a anunciar em breve e cujo prémio são 5.000€.

O programa conta ainda com apoio da AECBP – Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor), inserindo-se no UI.CAN – Universidades como interface para o Empreendedorismo, projeto que contempla um conjunto de iniciativas que visam promover o espírito empreendedor, através da mobilização do conhecimento universitário orientado à criação de novas empresas que respondam aos principais desafios económicos, ambientais e societais.

Trata-se de um projeto que integra sete universidades portuguesas, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.

As inscrições são gratuitas, embora limitadas a oito projetos. Data limite de inscrição é 7 de março.

Contacto: gespa@ubi.pt (Edgar Nave)