Debate cívico no Encontro Nacional de Juventude 2023 em Guimarães

A educação, a igualdade, o ambiente, o trabalho, a habitação e a saúde foram os temas debatidos por jovens de todo o país na 17º edição do evento organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ) no Encontro Nacional de Juventude de 2023 (ENJ) que decorreu no passado fim de semana no Multiusos de Guimarães, após uma interrupção de quatro anos devido à pandemia.

Os diferentes temas foram representados por cores: o ambiente pelo verde, a educação pelo azul, o trabalho pelo vermelho, a igualdade pelo roxo e a saúde pelo amarelo. Os jovens constituíram grupos para debater cada tópico.

Rui Oliveira, presidente do CNJ, declarou que queriam encerrar o Ano Europeu da Juventude (2022) com um grande marco e, por isso, consideraram que um encontro nacional de juventude era um evento digno para o efeito. ‘’Eu acredito muito que a capacitação, a educação, é um dos mecanismos para nós conseguirmos sair mais capazes de responder aos desafios que hoje globalmente encontramos na nossa sociedade’’, afirmou Rui Oliveira.

 

Beatriz Bensabat, de 20 anos, foi ao evento em representação da Câmara Municipal de Gaia da qual é embaixadora. ‘’Creio que estes encontros são muito produtivos, porque podemos partilhar a nossa ideologia e as nossas ideias. Aqui entendemos realmente a realidade nua e crua do que é ser um jovem ativo no Porto, no Alentejo, em Lisboa’’, afirmou a gaiense.

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva e o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, marcaram igualmente presença no ENJ. Augusto Santos Silva relembrou a responsabilidade dos jovens para a ação ao evocar a figura de Salgueiro Maia que se ergueu contra o regime ditatorial, levando a cabo o movimento que o terminou e Ana Catarina Mendes afirmou que a defesa dos direitos humanos pela juventude significa também “a defesa de uma sociedade decente”, considerando que “urge que mais jovens se juntem a esta luta”.

Além do debate juvenil também houve uma Feira de Oportunidades onde organizações não governamentais de vários tipos e juventudes partidárias dinamizaram atividades recreativas ao longo do fim de semana. Michael Nunes, secretário-geral da Junior Enterprises Portugal, considerou importante a presença da confederação no evento, dado que ‘’a JE Portugal tenta sempre contribuir ativamente na construção do país e de uma sociedade melhor’’.

A iniciativa apresentou várias conclusões quanto aos temas tratados. A nível educacional, por exemplo, foi apontado o fraco investimento no ensino público e a demora burocrática na atribuição de bolsas de estudo.

 

Pode ler também