Noite Europeia dos Investigadores da UBI com atividades inovadoras

O programa espalha-se por diversos locais da cidade e destina-se a envolver toda a população em ações de diversas áreas científicas.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai assinalar mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, na Covilhã. O evento, que visa aproximar a ciência do público e despertar o interesse dos jovens por carreiras científicas, incluirá um conjunto diversificado de atividades interativas e multidisciplinares, promovidas pelos docentes e investigadores da UBI.

A Biblioteca Municipal da Covilhã recebe, às 14h30, a “Sessão de Abertura”, com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, e da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro, no arranque das atividades, a 26 de setembro (quinta-feira). Na sequência, será apresentado (15h00) o projeto “Mural da Sustentabilidade”, coordenado por Ana Margarida Ferreira, docente do Departamento de Artes, em parceria com a Escola Básica e Jardim de Infância do Refúgio. Esta iniciativa envolve alunos do ensino básico e universitário na criação de um mural, aproveitando materiais usados (Upcycling). Desta forma, é reforçado o compromisso da UBI com as questões ambientais e a promoção da sustentabilidade, enquanto estimula nas crianças o gosto pelas artes.

Ainda no primeiro dia, a Biblioteca Municipal da Covilhã será palco do “Parlamento dos Jovens” (15h30). A iniciativa convida os alunos do ensino secundário a debater a temática da violência no namoro e será implementada com o apoio do Conselho Municipal da Juventude da Covilhã, em colaboração com a Provedoria do Estudante da UBI e o Curso de Ciência Política e Relações Internacionais. Simultaneamente, estará patente a exposição “Igualdade em Números”, promovida pela Comissão de Igualdade da UBI.

No dia 27 de setembro, o Complexo Desportivo da UBI será o cenário do jogo “Eco-Heroes”. Num tabuleiro de jogo em tamanho gigante, e onde os próprios alunos atuam como peões em tamanho real, as escolas da região serão desafiadas a participar, enquanto os estudantes aprendem sobre diversas questões associadas às alterações climáticas. Estão previstos prémios para a escola vencedora.

Em paralelo, decorre a “Feira da Ciência-UBI”, na qual docentes e investigadores da UBI promovem diversas atividades práticas (“Hands-On Activities”) que permitirão a interação do público com experiências científicas e projetos inovadores em desenvolvimento na universidade. Entre estes, podem conhecer o “Arquivo NC”, que armazena o repositório web do Jornal Notícias da Covilhã, e a “Gestão Inteligente de Parques de Estacionamento”, que une a Internet das Coisas com a gestão urbana inteligente. Estão também presentes nos diversos stands atividades das áreas da Informática, Robótica, Ciências Aeroespaciais e Saúde.

Ao longo dos dois dias, o Auditório da Biblioteca Central da UBI sediará a atividade “Sismos: antes, durante e depois”, organizada pela Biblioteca da UBI e pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. Serão apresentados painéis, vídeos e simuladores para esclarecer questões sobre este fenómeno natural.

O evento culminará com a iniciativa “Luzes da Ciência”, uma caminhada noturna com investigadores da UBI pelas ruas da Covilhã, agendada para as 21h00 do dia 27. Ao longo do percurso e em diversos pontos chave da cidade, os investigadores dinamizam a discussão com o público sobre temas científicos do interesse do cidadão comum. As inscrições estão disponíveis online, sem restrições por grupos etários.

A Noite Europeia dos Investigadores é o maior evento europeu de divulgação científica, realiza-se em cerca de 50 cidades e abrange 1,5 milhões de pessoas.