Aldo Costa reeleito presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

O docente da UBI vai liderar a entidade até 2028.

O docente do Departamento de Ciências do Desporto (DCD), Aldo Costa, vai cumprir um terceiro mandato como presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN). A reeleição aconteceu em Tomar, a 15 de dezembro, data em que foram eleitos os órgãos sociais desta entidade até 2028, com tomada de posse imediata.

Na presidência da APTN desde 2017, o docente da Universidade da Beira Interior (UBI) recandidatou-se pelos “resultados alcançados, particularmente nos dois últimos mandatos”, e “apresenta um plano de ação ainda mais ambicioso”, como avançou na proposta de candidatura.

Entre as concretizações da sua presidência está o estatuto de utilidade pública, alcançado em 2023, tendo sido “a primeira associação de treinadores a receber a distinção”, salienta Aldo Costa, “um reconhecimento do seu mérito ao longo de mais de 45 anos de serviço relevante no tecido social e desportivo”.

Aldo Costa dinamizou ainda o estabelecimento de uma parceria com a UBI, em 2019, para fazer progredir a área da natação.

Para o atual mandato, propõe quatro anos com “objetivos claros”, que apontam para uma ainda maior aproximação da APTN aos sócios, promoção e valorização da APTN e dos técnicos portugueses, transformação da Natação, assumindo um compromisso proativo e inovador na resolução dos desafios emergentes e estruturais do setor.

A APTN foi fundada em 1977 e tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da natação nos planos desportivo, utilitário e educativo. Procurou ao longo da história, a dignificação e reconhecimento público da importância dos técnicos de natação, promovendo continuamente a sua competência e conduta profissional.

Aldo Costa, além de docente do DCD, é investigador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, unidade sediada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Pode ler também