Aluna de doutoramento da UBI recebe Bolsa Fulbright para investigar nos Estados Unidos

Diana Gomes, de Bioquímica, foi uma das selecionadas do concurso deste ano e vai estar na Universidade da Virgínia.

Diana Gomes, aluna de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), foi contemplada com uma das Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A estudante do 3.º Ciclo em Bioquímica terá a oportunidade de integrar a equipa de Nicholas Vecchiarello, na Universidade da Virgínia, como investigadora visitante.

Diana Gomes desenvolve no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI) uma investigação centrada na exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero, com recurso à biossíntese e purificação das oncoproteínas HPV E6 e E7. Está a ser orientada pelos docentes da UBI Ângela Sousa e Luís Passarinha.

Durante a estadia de quatro meses nos Estados Unidos vai trabalhar a síntese e caracterização de novas resinas cromatográficas, visando a purificação de proteínas de difícil isolamento.

O concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT decorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para o ano académico de 2023/2024. O Comité de Seleção composto por membros do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright e da FCT selecionou 18 candidatos, de várias áreas científicas.

Bolsa Fulbright para Investigação decorre da parceria estabelecida há já 8 anos entre as duas instituições e que tem como principal objetivo apoiar bolseiros(as) de doutoramento diretamente financiados pela FCT, que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, com uma duração de quatro a nove meses.

Os selecionados para as bolsas Fulbright vão iniciar os seus programas de investigação a partir de setembro deste ano.