Amor e Conflito com “Chovem Amores na Rua do Matador”

Créditos de imagem: A Bruxa TEATRO
Peça teatral subiu ao palco do Auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior.

“Chovem amores na rua do Matador”, peça apresentada no Festival de Teatro Universitário no dia 10 de março, retrata o conflito entre Baltazar Fortuna e as três mulheres com quem se relacionou, expondo os contratempos de um homem amargurado com a vida, Deus e consigo mesmo.

A personagem principal regressa à vila das suas ex-namoradas com a intenção de as matar, responsabilizando-as pelo seu infortúnio. Contudo, estas mulheres não estão dispostas a colaborar com o seu plano, recusando-se a morrer.

Durante uma conversa aberta, após o espetáculo, a atriz Elsa Pinho, destacou uma das temáticas exploradas ao longo da peça, o “machismo”. Por sua vez, Figueira Cid, outro membro do elenco, salientou a representação de diferentes formas de amor, como o “amor abusivo”, o “amor estranho” e o “amor entre mulheres”.

O conto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, suscita reflexões sobre temáticas atuais e intemporais, tais como o amor e o conflito. O espetáculo é caracterizado por uma fusão de elementos como a improvisação, a narração de histórias, o teatro físico e teatro de bonecos, no qual explora a dinâmica teatral e a interação entre o narrador e o atuante que vive a história.

A peça é interpretada pela companhia de teatro profissional “A bruxa teatro”, situada em Évora e criada em 2002. É na sede que são desenvolvidos os seus projetos e onde decorrem espetáculos teatrais e culturais próprios ou em coprodução e cocriação com outras entidades da cidade.

“Chovem amores na Rua do Matador” integrou o cartaz do 28º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, festival universitário, que decorreu entre os dias 7 e 16 de março, coincidindo com a comemoração dos 35 anos do grupo de teatro “TeatrUbi”.