Candidatos discutem política na UBI

Um debate político a propósito das eleições teve lugar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, no passado sábado dia 23 e contou com candidatos dos principais partidos

O debate político, inserido nas atividades organizadas pelo Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), decorreu no passado sábado dia 23 no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde e contou com figuras importantes dos partidos, não só para a região como para o país. Os convidados discutiram os mais variados temas, economia, saúde e educação, num debate que durou cerca de duas horas e meia.

O  evento teve como convidados António Mendonça Mendes, Secretário de Estado Adjunto do primeiro ministro, Joaquim Miranda Sarmento, líder da bancada parlamentar do PSD, Jorge Fael, cabeça de lista da CDU por Castelo Branco, Inês Antunes, cabeça de lista do Bloco de Esquerda por Castelo Branco, João Barata Rodrigues candidato do Livre por Castelo Branco, e Manuel Lemos candidato da Iniciativa Liberal por Castelo Branco, que discutiram assuntos da atualidade mas também temas mais relacionados com a região, havendo no fim espaço para perguntas do público.

Os temas abordados foram temas com muita variedade desde economia, à saúde, à situação atual do Interior e às medidas a serem tomadas para construir “um Portugal melhor e em crescimento”, dando oportunidade aos convidados de discutirem estes temas.

Apesar do número restrito de participantes, o público manteve-se interessado e bastante cativado pelos assuntos que estavam a ser discutidos, como explica Diogo Barata, estudante de economia, que diz também ter sido uma sessão bastante esclarecedora no que diz respeito à decisão que irá tomar nas urnas no próximo dia 10 de março.

O ENEEG que já conta com várias edições por todo o país, na Covilhã apresentou dias repletos com palestras, mesas redondas e debates que deram ao público uma maior possibilidade de o público perceber os desafios e as histórias de pessoas que são influentes nas áreas de Economia e Gestão. Rodrigo Lima, membro da organização, explica que realizar este tipo de eventos é sempre “difícil e desafiante”.

Este ENEEG realizou-se na Covilhã dos dias 22 a 25 de fevereiro e trouxe aos participantes a oportunidade de assistir a diversos momentos, incluindo também pacotes de diversão noturna e de entretenimento.