Centro Académico Clínico das Beiras na “Missão 70/26” da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

O acordo destina-se a intervir numa região que tem das mais altas taxas de hipertensão de Portugal Continental.

O Centro Académico Clínico das Beiras (CACB) estabeleceu com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) um protocolo de colaboração no âmbito da “Missão 70/26”. Este projeto nacional, estratégico e multifacetado visa o controlo de 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários, até 2026.

A parceria visa o apoio do CACB na implementação de estratégias para aumentar o controlo desta doença numa região, que apresenta uma das taxas de pressão arterial mais elevadas de Portugal Continental, de acordo com um estudo desenvolvido pela UBI.

A “Missão 70/26” tem como objetivo aumentar o controlo tensional dos pacientes nos centros de saúde portugueses, que atualmente se encontra na casa dos 53%, para 70% até ao ano 2026.

Para atingir esta meta, a SPH tem traçado um conjunto de ações destinadas tanto a profissionais de saúde, nomeadamente a formação de médicos de família e outros profissionais do ramo, como a pacientes, tais como eventos, prémios e projetos comunitários que promovam a literacia em hipertensão. Educar e sensibilizar a população para a importância de medir, com regularidade, a pressão arterial, consultar o médico com frequência e a correta adesão à terapêutica receitada pelo médico são também pontos essenciais no plano da SPH para o eficaz controlo da tensão arterial.

A obesidade, a diminuição da atividade física, menor quantidade e qualidade de sono, o aumento no consumo de alimentos processados saturados de sal e fatores de natureza psicossocial são alguns dos principais responsáveis pelos problemas de hipertensão dos portugueses, que atinge cerca de 40% dos cidadãos adultos. Estima-se, ainda, que cerca de 25% dos pacientes desconheça que sofre de Hipertensão Arterial, fator de risco para a Doença Cardiovascular que é, por sua vez, a principal causa de morte em Portugal.

O acordo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão e o Centro Académico Clínico das Beiras foi assinado no dia 21 de julho, com a presença do presidente do CACB, Miguel Castelo-Branco, e a representante da SPH, Rosa de Pinho.

O CACB é uma entidade que integra entidades ligadas à formação e cuidados de saúde, dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu: UBI, escolas superiores de saúde de Castelo Branco, Guarda e Viseu, o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, o Centro Hospitalar de Tondela e Viseu e as Unidades Locais de Saúde da Guarda e Castelo Branco.