Covilhã acolhe 9ª edição do Fórum nacional de turismo

A Covilhã acolheu entre os dias 29 e 31 de maio a 9ª edição do “Fórum Vê Portugal”. Um encontro que juntou cerca de 600 participantes e teve algumas visitas guiadas pela região, entre debates, conferências e reuniões B2B.

Subordinado ao tema “Inspirar, Criar, Tecer novos caminhos para o turismo interno” foi organizado pelo turismo centro Portugal e pelo município da Covilhã.

O teatro Municipal da Covilhã foi o palco para a sessão de abertura que deu as boas vindas aos convidados, com uma atuação da Desertuna da UBI.

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã; Mário Raposo Reitor da Universidade da Beira Interior, e Pedro Machado presidente da Turismo Centro de Portugal deram o elã para o início do evento com as suas intervenções.

Nuno Fazenda por exemplo afirma que “um terço da procura turística do país é de origem interna” e que isso “tem um peso fundamental na economia”. Já Vítor Pereira defendeu que a Covilhã “tem uma oferta que abrange todos os segmentos do turismo”. Por sua vez, Mário Raposo destaca “a necessidade de criar marcas regionais e de apostar em novos produtos que atraiam visitantes durante todo o ano”. Pedro Machado defendeu “novas competências”, o que seguramente irá “acrescentar valor”, afirmando ainda que “as entidades regionais de Turismo são hoje instituições reconhecidas nos territórios e os resultados falam por si. Mas acrescentariam valor se ganhassem competências”.

Na sessão foi efetuado um desafio aos participantes que teve como o objetivo estimular a sua criatividade e promover os principais ativos turísticos do concelho. O município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, realizaram algumas atividades, e os participantes que foram desafiados a “inspirar, para criar na Covilhã” puderam escolher de forma gratuita entre 5 atividades possíveis: visita ao museu da Covilhã, visita ao museu de lanifícios da UBI, oficinas de criação no New Hand Lab, roteiro pela arte urbana da Covilhã e percurso pedestre pela Rota da Floresta.

O local escolhido para o arranque da 9º edição do Fórum de turismo interno “Vê Portugal”, foi o New Hand Lab, espaço “onde se promove a criatividade o empreendedorismo, e a inovação através de idealização e concretização de vários produtos e iniciativas”.

O maior evento nacional de turismo interno teve início no dia 29. Através de uma bolsa de contactos foram efetuadas reuniões B2B entre empresas, a partir das quais as agências de viagens e operadores turísticos passaram a ter conhecimento da oferta turística da Região Centro de Portugal, incidido particularmente nas Beiras e na Serra da Estrela, podendo assim criar oportunidades de negócio para o futuro.