Curso de Engenharia Civil promove concurso com objetivo pedagógico

A competição desafiou alunos do 1.º ano a fazer Projeto de uma moradia em 3D.

O 1.º Ciclo em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu mais um concurso extracurricular dirigido aos alunos da Unidade Curricular (UC) de Desenho para Engenharia Civil. A competição “Projeto em 3D” é uma estratégia implementada com o objetivo pedagógico de promover a aprendizagem através do aumento da motivação dos estudantes.

A iniciativa, que decorreu durante o ano letivo de 2021/2022, centrada nas metas da UC, visou a visualização tridimensional a partir de elementos bidimensionais (plantas, alçados e cortes), elementos gráficos tradicionais em projetos de Engenharia Civil.

Esta metodologia pretende contornar dificuldades de interpretação e de adaptação às exigências do Ensino Superior dos alunos do 1.º ano, e vem sendo aplicada com sucesso pelo docente Jorge Gonçalves há vários anos, com o apoio da direção do curso e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA).

De acordo com o docente, o concurso extracurricular, que decorre no 2.º Semestre do 1.º ano, “tem sido fator de motivação para grande parte dos alunos, tendo-se alcançado resultados surpreendentes nas edições já realizadas”.

Na edição de 2021/2022 foi vencedor do concurso o aluno João Manuel Toscano Cameira, com uma menção honrosa para o trabalho do aluno Lenart Bernardo Adriano Matsimbe. O projeto vencedor foi impresso à escala 1:100, numa impressora 3D do Departamento, com o apoio do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.