Docente da UBI eleito Diretor de Investigação e Desenvolvimento da AFCEA

Jorge Reis Silva assume o cargo para os próximos dois anos.

Jorge Reis Silva, docente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (DCA-UBI), foi eleito, a 14 de setembro, Diretor de Investigação e Desenvolvimento da Associação Internacional de Comunicações e Eletrónica das Forças Armadas (AFCEA Portugal). Os Órgãos Sociais, que foram eleitos por unanimidade com 162 votos, tomaram posse a 11 de outubro para o biénio 2023-2025.

Para o docente, “esta nomeação representa o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Clube de Estudantes da AFCEA da Covilhã, o Departamento de Ciências Aeroespaciais, a Faculdade de Engenharia e a UBI em geral, em prol da AFCEA Portugal”.

Jorge Reis Silva, Faculty Advisor do Clube de Estudantes da AFCEA da Covilhã desde a sua criação (2013), já tinha visto reconhecida a sua contribuição para a associação em momentos anteriores, com a atribuição da “AFCEA Medal for Outstanding Services”, em 2014, e da “RVP Medal for Outstanding Services 2017”.

Do programa para os Órgãos Sociais da AFCEA Portugal para o biénio 2023-2025, o docente destaca a “promoção de eventos nas temáticas tradicionais da AFCEA e sobre tecnologias emergentes; de visitas temáticas de ligação entre as Forças Armadas, as Instituições de Ensino Superior, os Centros de Investigação, e a Indústria; de oportunidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação; e da ligação específica à Academia, designadamente através da dinamização dos Clubes de Estudantes e da atribuição de prémios a alunos finalistas”.

Fundada em 1987, a AFCEA Portugal é o capítulo nacional da AFCEA Internacional, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos desde 1946, com o objetivo de constituir um fórum privilegiado de encontro e debate entre as Forças Armadas, a Indústria e os Órgãos de Investigação e Desenvolvimento, no âmbito da sua atividade e no cumprimento dos requisitos de Defesa.

Com o lema “Connecting People, Ideas and Solutions globally”, a organização constitui-se como um fórum ético para militares, entidades governamentais, comunidades académicas e indústria que colaboram entre si, com a finalidade de alinhar as soluções tecnológicas que desenvolvem com as necessidades efetivas das entidades que servem.