Doutoramento em Física com acreditação máxima

A taxa de empregabilidade de 100% após conclusão do curso é um dos pontos fortes destacados pelos avaliadores externos.

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, em concordância com a recomendação da Comissão de Avaliação Externa (CAE), acreditou, por um período de seis anos, o 3.º Ciclo em Física da Universidade da Beira Interior (UBI).

Com um número expressivo de alunos internacionais, o Ciclo de Estudos (CE) é elogiado pela CAE em vários aspetos do seu funcionamento, de entre os quais destaca a taxa de 100% de empregabilidade para quem termina este Doutoramento.

O corpo docente experiente, na sua totalidade doutorado em Física ou Matemática e com um volume de trabalho em investigação nacional e internacional muito elevado, com colaborações e publicações em revistas de relevo na área, é um dos pontos fortes destacados no Relatório Preliminar da CAE, que realça, ainda no campo da investigação, a importância da integração do Doutoramento em Física da UBI na rede doutoral International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

A comissão, que teve em conta fatores do CE e da universidade para a decisão, aponta ainda como vital para a atribuição da acreditação pelo período máximo a qualidade das instalações e infraestruturas de apoio ao doutoramento, bem como a existência de mecanismos eficazes de monitorização e garantia de qualidade internos, que avaliam tanto o funcionamento das Unidades Curriculares (UC), como o desempenho dos docentes através de avaliações objetivas e periódicas.

Com a docência no ensino superior universitário e politécnico ou a investigação pura e aplicada em universidades, instituições de I&D e departamentos de desenvolvimento de empresas entre as principais saídas profissionais do curso, o Doutoramento em Física da UBI é considerado, pelo Conselho de Administração da A3ES, como impactante na formação dos alunos, concluindo que está criado à volta do CE o ambiente propício à dinâmica de uma escola doutoral.

A 2.ª Fase de candidaturas a este e aos restantes doutoramentos da UBI está aberta até 16 de junho.