Estudante de doutoramento premiada em dois congressos

A aluna de Bioquímica, Diana Gomes, recebe prémios em eventos que decorreram em Lisboa e Porto.

Diana Gomes, aluna de doutoramento em Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBI), foi duplamente premiada por apresentações em congressos que decorreram em Lisboa e no Porto.

A estudante, que faz parte do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), recebeu o prémio Jovem Investigador – Apresentação Flash, no Congresso Internacional Affinity 2023, com o trabalho intitulado “Exploring synthetic compounds as HPV E6 protein inhibitors for cervical cancer management”. Este evento decorreu na Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 5 e 7 de junho.

No início do mês, no 3.º Encontro de Jovens Biofísicos, recebeu o Prémio de Melhor Comunicação Flash, com o trabalho intitulado de “Targeting HPV E6 protein: computational and experimental analysis of synthetic compounds”. O i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, do Porto, foi o palco da iniciativa.

A orientação dos dois trabalhos está a cargo dos investigadores Ângela Sousa (CICS-UBI) e Luís Passarinha (CICS-UBI/UCIBIO/Associate Laboratory i4HB/UBIMedical).

Diana Gomes, que desenvolve no CICS-UBI trabalho centrado no tratamento do cancro do colo do útero, foi contemplada, no final de maio, com uma das Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que a levará aos Estados Unidos, para uma estadia de cariz científico na Universidade do Texas.