Festival de Cinema de Berlim premeia filme com Montagem de docente da UBI

Foto: D.R.
João Braz esteve na equipa de “Mal Viver”, realizado por João Canijo, vencedor do Urso de Prata – Prémio do Júri.

O filme “Mal Viver”, que teve a contribuição do docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João Braz, venceu o Urso de Prata – Prémio do Júri do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais importantes eventos do mundo, no campo da “Sétima Arte”.

O trabalho, realizado por João Canijo, tem João Braz como responsável pela Montagem, tarefa que contribui para a versão final do filme.

João Braz é docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, desde 2018, e aluno de Doutoramento em Media Artes. É responsável pelas Unidade Curricular de Laboratório de Montagem, do curso de Licenciatura em Cinema.

Como responsável de montagem, colabora frequentemente com alguns dos mais importantes realizadores portugueses, como João Botelho, Cláudia Varejão e Marco Martins. Tem no currículo três Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, dois na categoria de Melhor Montagem (2014 e 2019) e um na categoria Melhor Trailer (2022).

Além da participação na equipa do filme “Mal Viver”, uma coprodução franco-portuguesa que foi selecionada para a competição oficial, João Braz esteve também envolvido no “Viver Mal”, do mesmo realizador, que esteve em exibição na secção paralela “Encounters”.

O Urso de Prata – Prémio do Júri é um galardão de grande prestígio para o Cinema português que mereceu uma declaração de parabéns da parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa.