O projeto “Strengthening Societal Resilience and Countering Foreign Perpetrated Disinformation in Six Western Balkan Countries”, coordenado pela organização governamental eslovena Centre for European Perspective (CEP), promoveu em Portorož, Eslovénia, de 6 a 8 de junho, uma ação de capacitação, que envolveu cerca de 40 representantes dos governos, media e organizações não-governamentais (ONG’s) da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro, Kosovo e Sérvia. Pedro Jerónimo, investigador auxiliar do LabCom, unidade de investigação da Faculdade de Letras da UBI, foi um dos convidados.
A presença do investigador da UBI visou uma abordagem multinível à problemática da desinformação, considerando as dimensões locais, nacionais e internacionais. “O convite surgiu porque a responsável pelo projeto da CEP leu um artigo que publiquei o ano passado, juntamente com uma colega espanhola, e cujo teor considerou muito pertinente. Tratava-se de colocar em discussão o tema da desinformação a partir do âmbito mais local, algo que aquela responsável também considerou que tem estado ausente”, começou por referir.
Quanto ao balanço, considera-o muito positivo. “Estamos a falar de uma região da Europa não só onde há menos confiança nos media, como também onde se estão a dar os primeiros passos no combate à desinformação. Isso foi notório e por isso tenho a sublinhar o extraordinário esforço do CEP, designadamente ao conseguir reunir responsáveis destes países e colocá-los frente-e-frente, a identificarem problemas e a proporem soluções”, concluiu.