Investigador da UBI lidera projeto para estudar álgebras não associativas

O trabalho de Ivan Kaygorodov, do Centro de Matemática e Aplicações, baseia-se nos desenvolvimentos de Siméon Denis Poisson, Matemático e Físico francês.

Ivan Kaygorodov, do Centro de Matemática e Aplicações da Universidade da Beira Interior (CMA-UBI), é o investigador principal de um projeto sobre álgebras não associativas, intitulado “Poisson type algebras”. O objetivo é estudar as álgebras e superálgebras de Poisson, bem como outras relacionadas.

O projeto do investigador Ivan Kaygorodov conta com a participação de Amir Fernández Ouaridi, do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, como co-investigador principal. A equipa de investigação espera obter resultados relevantes na área da matemática pura.

O financiamento atribuído pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do projeto, permitindo a obtenção de resultados num campo científico tão relevante como a álgebra não associativa.

Este trabalho poderá ter um impacto significativo na sociedade a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento de novas áreas da matemática pura, as quais terão diversas aplicações úteis.

A investigação de Ivan Kaygorodov baseia-se nos desenvolvimentos científicos de Siméon Denis Poisson, nascido há precisamente 242 anos (nasceu a 21 de junho de 1781). Natural de França, ingressou na École Polytechnique em Paris em 1798, onde estudou matemática. Ao longo do seu percurso académico, Poisson realizou diversos estudos teóricos sobre temáticas como eletricidade e magnetismo, ótica, matemática pura e descritiva, mecânica e termodinâmica. Morreu a 25 de abril de 1840, em França.