Investigadora da UBI ganha Best Paper Award “Women in Pharmaceutics” 2022

Fani Sousa recebeu o galardão por artigo dedicado ao RNA mensageiro.

A revista científica “Pharmaceutics” atribuiu o prémio de Best Paper Award for Topical Collection “Women in Pharmaceutics” 2022, a um artigo de Fani Sousa, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI). O trabalho contou com o contributo de outros dois jovens investigadores do CICS-UBI, a realizar doutoramento sob orientação de Fani Sousa.

O trabalho premiado intitula-se “mRNA, a Revolution in Biomedicine”, e tem entre os autores Bruno Baptista e Rita Carapito (ambos do CICS-UBI), Nabila Laroui (Centre de Biophysique Moléculaire) e Chantal Pichon (Centre de Biophysique Moléculaire).

O artigo científico aborda algumas questões relacionadas com a utilização de RNA mensageiro (mRNA). Esta molécula terapêutica tem conquistado visibilidade no contexto do desenvolvimento de novas terapêuticas inovadoras, vislumbrando-se a sua aplicação em imunoterapia, medicina regenerativa, vacinação e edição de genes.

“Atualmente, o potencial terapêutico do mRNA é indiscutivelmente reconhecido, o que foi muito reforçado pelos resultados alcançados no combate à pandemia de COVID-19, mas ainda existem algumas condicionantes que precisam ser ultrapassadas”, refere o resumo do artigo.

Antes deste reconhecimento, o estudo tinha sido selecionado como “Cover Page”, tema de capa, de um volume especial da “Pharmaceutics” – “Special Issue” –, em 2021.

A “Pharmaceutics” é uma revista de acesso aberto, com revisão por pares, dedicada à ciência e tecnologia de produtos farmacêuticos e biofarmacêuticos, publicada mensalmente on-line. Está indexada à Scopus, SCIE (Web of Science), PubMed, PMC, Embase, CAPlus / SciFinder e a outras bases de dados de relevância. É uma das publicações de grande impacto, de acordo com os rankings Journal Citation Reports e CiteScore.