Investigadoras do CICS-UBI premiadas em congresso nacional de ciências forenses

O evento científico teve lugar em Lamego, com Ana Aysa Simão e Mónica Antunes a destacarem-se num congresso que juntou mais de 300 participantes.

Ana Aysa Simão e Mónica Antunes, alunas do 3.º Ciclo em Biomedicina da Universidade da Beira Interior (UBI), foram premiadas no 21.º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, destacando-se num meio altamente competitivo.

Ana Aysa Simão recebeu o Prémio de Melhor Comunicação Científica em Formato Poster em todas as categorias do evento, com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de um método por LC/MS-MS para a determinação de novas substâncias psicoativas e contaminantes de drogas em cabelo”, de Ana Simão, Paula Yumi Tokuyama, Gianfranco Zampieri, Vivian Rocha, Lucas Cidade, Clarice Madruga, Kátia Isicawa, Maristela Andraus, Mário Barroso e Eugenia Gallardo.

Mónica Antunes, por sua vez, conquistou o Prémio de Melhor Comunicação Oral na categoria de Química e Toxicologia Forenses. O trabalho distinguido intitula-se “Desenvolvimento e validação de um método analítico para a determinação de canabinóides em amostras de fluido oral por LC-MSMS”, da responsabilidade de Mónica Antunes, Susana Simões, Suzana Fonseca, João Franco, Eugenia Gallardo e Mário Barroso.

Congresso foi organizado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e decorreu entre os dias 12 e 14 de outubro, em Lamego. Teve mais de 300 participantes e cerca de 200 comunicações, abordando os avanços mais significativos na área. Foi dedicado às categorias clínica médico-legal e forense, psiquiatria e psicologia forenses, patologia forense, antropologia forense, genética e biologia forenses, ética, deontologia e direito médico e química e toxicologia forenses.