“Jornalismo, Sempre!”: alunos da UBI começam a preparar-se para o 5.° congresso

Alunos da Universidade da Beira Interior foram ao Instituto Politécnico de Tomar, em Abrantes, no dia 10 de novembro, realizar a primeira sessão presencial de formação para a cobertura noticiosa do 5.º Congresso dos Jornalistas: “Jornalismo, Sempre!”.

Junto aos estudantes de Comunicação Social do IPT, os alunos de Ciências da Comunicação e mestrado em Jornalismo da UBI receberam a formação “Redes sociais e escrita online”, proferida pela jornalista do Reconquista e também ex-aluna da UBI, Lídia Barata.

Lídia Barata, jornalista e formadora, realiza formação “Redes sociais e escrita online” para alunos da UBI selecionados para integrar equipa multiplataforma da cobertura do 5.º Congresso dos Jornalistas.

A redação multiplataforma do congresso está em fase inicial de formação. Apesar de ser difícil prever o resultado final da equipa, a jornalista Lídia Barata destaca a importância de “ter uma redação formada por aspirantes a jornalistas” em um evento que discute temas relevantes para a profissão, que está “debilitada de valores e de regras”, de acordo com Lídia.

A expectativa para a formadora e jornalista é de que “para o próximo congresso, temas como a ética, o financiamento e os valores na profissão” já tenham sido ultrapassados, como explica:

Estas ações de formação são promovidas pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) e abordam temas preparatórios para a composição de uma redação multiplataforma por estudantes de diferentes escolas de jornalismo.

Seis alunos integram a equipa da Universidade da Beira Interior que estará presente no 5.° Congresso dos Jornalistas entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2024. Para além da formação com certificado oferecido pelo Cenjor, os estudantes terão as despesas de deslocação e alojamento cobertas pela organização do evento.

A primeira sessão de formação para o Congresso dos Jornalistas realizou-se no dia 21 de outubro, em formato online, com a participação de todas as escolas de jornalismo. A seguinte, com o título “Escrever para o ouvido + Técnicas Vocais” realiza-se na UBI com a participação dos estudantes de Abrantes e dos formadores Sena Santos e Miguel Van der Kellen, esta sexta-feira, dia 17 de novembro.

Após um intervalo de sete anos, este 5ª edição do Congresso dos Jornalistas decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa, com o lema “Jornalismo, Sempre!”, nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro. O congresso discutirá temas pertinentes para jornalismo de atual, “como a Ética, a Deontologia, a precariedade, a censura, a proximidade, o financiamento do jornalismo de qualidade e as novas fronteiras do jornalismo”.

5º Congresso dos Jornalistas realiza-se com o lema “Jornalismo, Sempre” nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro de 2024, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

No ano em que se comemora os 50 anos do 25 de Abril, o evento realiza uma programação prévia entre os dias 15 e 17 de janeiro, exclusivamente dedicada à celebração cinquentenário da Revolução dos Cravos. A Casa da Imprensa, o Clube de Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas são as três instituições que retomam a realização do 5.° Congresso dos Jornalistas portugueses.