Manuel Lemos preside ao Colégio da Especialidade de Endocrinologia da Ordem dos Médicos

O docente da UBI dirige o órgão que representa todos os médicos endocrinologistas do país.

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Manuel Carlos Loureiro de Lemos, foi eleito, em setembro, presidente da Direção do Colégio da Especialidade de Endocrinologia da Ordem dos Médicos (OM). Este órgão nacional representa os cerca de 300 médicos especializados em Endocrinologia em Portugal. A nova direção tomou posse a 3 de outubro, para o triénio 2023-2026.

“Foi com grande honra e satisfação que recebi a notícia da minha eleição para este cargo. O reconhecimento pelos pares é sempre um motivo de orgulho e fiquei muito sensibilizado pela confiança que os médicos endocrinologistas portugueses depositaram em mim”, refere o docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI).

Entre os objetivos para este mandato, Manuel Lemos refere que a direção que preside “está empenhada em consolidar o papel da Endocrinologia no país”. O docente sublinha ainda a necessidade de atuar na facilitação do acesso dos pacientes a esta especialidade, em especial em zonas do Interior do país, mencionando que espera, durante o mandato, “contribuir para reduzir estas desigualdades e promover o crescimento da especialidade em regiões carenciadas, como é o caso da Beira Interior”.

Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Manuel Lemos é Professor Catedrático na FCS-UBI e coordenador do grupo de investigação “Hormonas e Metabolismo”, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), que se dedica às causas genéticas das doenças endócrinas.

Constituída pela Ordem dos Médicos (OM) em 1956, com Direções do Colégio a partir de 1981, a Especialidade de Endocrinologia e Nutrição visa o estudo das alterações funcionais ou estruturais das glândulas endócrinas e do sistema endócrino difuso. Diabetes, doenças da tiroide e obesidade, que se estima que afetem atualmente mais de 50% da população portuguesa, são algumas das mais conhecidas e frequentes perturbações hormonais diagnosticadas e tratadas por esta especialidade.

O Colégio da Especialidade de Endocrinologia, que representa todos os médicos endocrinologistas do país, foi criado com o objetivo de valorizar e desenvolver o conhecimento desta especialidade médica. Das várias atividades desenvolvidas por esta entidade, merecem destaque a promoção de ações de formação profissional, a avaliação de médicos e de instituições de ensino e a emissão de normas técnicas, de orientação clínica e de outras relacionadas com o exercício da profissão.