Mestre em Cinema pela UBI conquista três prémios no DocLisboa

Melanie Pereira ficou em primeiro lugar nas categorias Melhor Filme da Competição Portuguesa, Prémio Escola para Melhor Filme da Competição Portuguesa e Prémio Fernando Lopes para Melhor Primeiro Filme Português.

“Melusinas à Margem do Rio”, da realizadora diplomada no Mestrado em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) Melanie Pereira, foi o trabalho vencedor da Competição Nacional do 21.º DocLisboa, o mais antigo festival português exclusivamente dedicado ao documentário.

O filme, que explora questões de identidade e nacionalidade, decorre à volta do diálogo da realizadora com quatro filhas de emigrantes nascidas no Luxemburgo, todas elas questionando-se sobre onde pertencem realmente. “O que é ser imigrante sem o ser e ser luxemburguesa sem o ser” são as questões que se colocam no diálogo, que acontece enquanto Melanie Pereira procura, por entre montes e rios, por Melusina, sereia mutante e lendária da cidade do Luxemburgo, onde cresceu.

“Prémio HBO Max para Melhor Filme da Competição Portuguesa”, “Prémio Escola ETIC para Melhor Filme da Competição Portuguesa” e “Prémio Fernando Lopes – Midas Filmes e DocLisboa para Melhor Primeiro Filme Português” foram os galardões que a antiga aluna da UBI arrecadou no renomado festival.

Mestre em Cinema pela UBI, em 2021, Melanie Pereira tem-se destacado em diversas competições da área. “Lugares de ausência”, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Cinema, foi selecionado para a “Competição Nacional” do DOC Lisboa (2021), recebeu uma Menção Honrosa no CINENOVA – Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal (2022) e foi um dos filmes premiados na edição dos Prémios Sophia Estudante de 2022.