NELA-UBI realiza palestra sobre Educação Sexual

“No es por Ti, es por Mí” foi o título de uma oficina de educação sexual básica organizada pelo Núcleo de Estudantes Latino Americanos (NELA-UBI) em conjunto com a Cruz Vermelha.

A desinformação e a preocupação com os estudantes levou o Núcleo de Estudantes Latino Americanos (NELA-UBI) a organizar, na passada quarta-feira, dia 20 de março, na FCSH, a primeira iniciativa no âmbito da educação sexual.

Com essa finalidade convidou Sara Gonçalves e Sílvia Gil, técnicas de Ação Social da Cruz Vermelha da Guarda, Maria João, professora do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Diogo Fernandes, aluno de enfermagem do IPG.

Sara Gonçalves e Sílvia Gil começaram por explicar os sete princípios-base da Cruz Vermelha e procuraram saber se os estudantes conheciam a organização.

Maria João passou uma mensagem importante aos estudantes, referindo que “no fim do dia somos todos iguais, e no que toca à sexualidade não há que ter problemas, vergonha ou medo de ser diferente”.

Os participantes foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de escrever anonimamente perguntas sobre o que quisessem. Em resposta, Maria João e Diogo Fernandes aprofundaram o tópico das doenças sexualmente transmissíveis, desmitificando os rumores que as rodeiam e fornecendo as informações corretas.

Durante a apresentação foi explicada a história da SIDA, tendo sido identificados os comportamentos de risco e apresentadas as formas de proteção contra esta e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Diogo Fernandes sublinhou que “estas palestras são muito importantes para que os alunos possam receber informação e aumentar a sua literacia sobre sexualidade”.

A oficina contou com a presença de apenas 11 estudantes da UBI, o que não desmotivou Luís Andrade. “Esperava de ter mais pessoas a participar, mas estou certo que na próxima palestra será melhor”, disse o presidente do NELA-UBI.

Os participantes mostraram reações positivas usando palavras como educativo, formativo, esclarecedor ou interativo. Júlia Pereira, aluna de Ciência Política e Relações Internacionais, refere a importância que a palestra teve para melhorar a sua informação sobre ao tema, afirmando que ao longo da palestra muitas das suas ideias foram alteradas. “Costumas ter uma ideia inicial de algo e nunca pensas muito no assunto. Depois chegas aqui e começam a dizer-te que afinal não é assim, é muito diferente”, afirmou Júlia Pereira.

A estudante destacou ainda a importância de mais pessoas participarem em iniciativas deste âmbito. “Deviam ter estado aqui mais pessoas, mas quem esteve vai levar a informação para outros e ensinar-lhes também”, referiu.

O próximo evento do NELA-UBI, vai ser realizado dia 11 de abril, sendo uma mesa-redonda com a presença de embaixadores de alguns países da América Latina.