Orjais celebra tradição pascal

A Festa em Honra da Nossa Senhora das Cabeças, realiza-se habitualmente no dia de Páscoa e no dia seguinte em Orjais, freguesia localizada no concelho da Covilhã.

Este ano, a romaria foi realizada nos dias 9 e 10 de Abril, contando com a presença de momentos musicais e com as procissões diurna e noturna, a primeira que no dia 9 percorre as ruas da aldeia, e a segunda no dia 10, no recinto da Nossa Senhora das Cabeças, no alto da Serra.

Capela da Nossa Senhora das Cabeças

Como o recinto da santa está localizado no alto da serra, a organização evita a difícil deslocação dos participantes até ao local, iniciando a procissão na casa de um habitante da freguesia.

No dia 10 de abril a procissão diurna começou pelas 12h00  saindo da  igreja em direção à capela, onde este ano não houve banda filarmónica a acompanhar.  A população sentiu falta: “este ano até nem gostei muito, porque faltou uma banda filarmónica“, afirma Alexandra Silva, natural de Orjais e residente da vila de Belmonte.  Seguiu-se missa campal no recinto, que contou com a presença do Grupo Coral do Teixoso “ Grupo Solemnia”.

O Grupo de Percussão de Valhelhas animou esta tarde pascal pelas ruas da freguesia.

Após a procissão noturna, foi a vez de atuar o Grupo Musical Soma e Segue, pelas 22h00 no Complexo Desportivo de Orjais . Mariana Pacheco, 17 anos e residente da freguesia diz que o grupo musical “fez uma boa animação e corresponderam aos estilos musicais e de todas as idades”.

O Grupo de Concertinas de Orjais atuou no dia 10, durante a manhã, nas ruas da freguesia, e às 15h apresentou um reportório tradicional no recinto da festa.

Atuação do Grupo de Concertinas de Orjais

A festa em louvor da Nossa Senhora das Cabeças não é só uma festa religiosa e de promessas. É também é considerada uma festa “familiar“, como refere Ana Raquel Gonçalves, 16 anos e residente de Orjais enunciou:

A Junta de Freguesia e a Associação Desportiva Cultural de Orjais (ADCO) contribuem para a realização da festa, mas os habitantes das aldeias vizinhas também costumam contribuir.

A aldeia contou com o Passeio de Motorizadas 50cc no domingo dia 16 de Abril organizado pela ADCO, contando com a presença de cerca de 150 motards.

Pode ler também