Edit

Encontre o que procura:

Siga o nosso trabalho

Projeto CICS4COVID inicia avaliação da imunidade celular

O estudo sobre a COVID-19 na região entra numa nova fase, com a possibilidade de inscrição de mais voluntários.

O projeto CICS4COVID – Testar, Rastrear e Inovar no Diagnóstico da COVID-19 está a iniciar uma nova fase do estudo, que consiste em avaliar se a imunidade celular face à COVID-19 continua a existir, mesmo quando os níveis de anticorpos baixam. A investigação que decorre no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) cria uma oportunidade para que novos voluntários possam colaborar com o estudo e ter informação sobre o seu estado de imunidade.

Podem aderir as pessoas que reúnam os seguintes critérios: vacinados contra a COVID-19 sem reforço de vacina nos últimos seis meses e sem infeção reportada no mesmo período de tempo, ou não-vacinados que tenham tido COVID-19 há menos de 12 meses. A participação consiste na disponibilização de uma pequena amostra de sangue que é recolhida pelos investigadores envolvidos no estudo, nas instalações do CICS-UBI (Faculdade de Ciências da Saúde). Os interessados deverão contactar a equipa de investigação através do e-mail cics4covid@fcsaude.ubi.pt ou dos telefones 275 3197 00 e 962 194 979.

O CICS4COVID tem coordenação do docente e investigador da FCS-UBI, Cláudio Maia, a participação de investigadores do CICS-UBI Ana Palmeira de Oliveira, Cândida Tomás, Carla Cruz, Carlos Gaspar, Fani Pereira de Sousa, Graça Baltazar, Miguel Castelo-Branco e Sílvia Socorro. Fazem ainda parte os bolseiros de investigação contratados através do projeto.

O projeto de investigação teve início em 2021, sendo cofinanciado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro, e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Mais informação
Divulgação

Pode ler também