Projeto SPECULUM põe em contacto investigadores da UBI e da Sorbonne

Teve lugar no dia 9 de junho, na sala D421 do Centre de Recherche da Universidade Sorbonne, em Paris, uma Jornada de Estudos totalmente dedicada ao projeto SPECULUM: Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa (EXPL/ART-CRT/0231/2021).

Os trabalhos começaram com apresentações de Eduardo Paz Barroso (LabCom | Univ. Fernando Pessoa), sobre o filme Gipsofila (Margarida Leitão, 2015) e de Graça dos Santos, docente em Paris/Nanterre, que se debruçou sobre o filme de Susana Sousa Dias, 48 (2010). Seguiram-se Alberto da Silva e Rita Novas Miranda, organizadores locais do evento, respetivamente a propor leituras de Diário de uma Busca (Flávia Castro, 2010) e da filmografia de Catarina Mourão.

As sessões da tarde iniciaram com a descrição do projeto, feita pela sua investigadora responsável, Ana Catarina Pereira (LabCom | UBI), e prosseguiram com contributos de Jorane de Castro, cineasta, que revelou as imagens iniciais do seu filme (Terruá Pará inédito) e de Paula Halperin (SUNY), que trouxe considerações em torno de dois filmes de Petra Costa.

A última apresentação esteve a cargo de Ana Isabel Soares (CIAC | UAlg), que deu a ver o processo da sua investigação acerca de Hymne d’Amour (Isabella Kent, 1979-1991), na presença do sobrinho da realizadora, falecida em 2022.

“A jornada foi pontuada por excelentes debates, para os quais contribuiu uma assistência interessada e múltipla, que ficou a conhecer este projeto sediado na Universidade da Beira Interior, mas que congrega investigadores de vários pontos do mundo”, refere a organização.