Quatro áreas da UBI no ranking internacional Research.com

A área de Business and Management é a melhor classificada pela plataforma dedicada à investigação, que inclui ainda “Biologia e Bioquímica”, “Engenharia Eletrotécnica e Eletromecânica” e “Ciências dos Materiais”.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está entre as mais importantes academias portuguesas nas áreas de Economia e Gestão, de acordo com o ranking “Business and Management 2023”, elaborado pela plataforma Research.com.

A UBI surge como a terceira em termos nacionais (no lugar 230 ao nível mundial) e tem dois investigadores em plano de destaque: João Ferreira e Mário Raposo, respetivamente, o sétimo e oitavo mais importantes entre as centenas de académicos que se dedicam a estes temas em Portugal. Este é o segundo ano consecutivo em que os dois elementos da UBI surgem no ranking entre os 10 melhores nacionais.

O desempenho destes investigadores é também um sinal do bom trabalho desenvolvido no Departamento de Gestão e Economia e na unidade de investigação NECE – Research Center for Business Sciences.

O estudo, divulgado na última semana, apresenta outros bons resultados para a UBI. Biologia e Bioquímica, Engenharia Eletrotécnica e Eletromecânica e Ciências dos Materiais situam-se em lugares cimeiros: 6.º em “Electronics e Electrical Engineering”; 8.º em “Materials Science”; e 12.º em “Biology and Biochemistry”.

Nestas áreas há também dois investigadores da UBI com trabalho de relevo: António J. Marques Cardoso (“Electronics na Electrical Engineering”) está no 13.º lugar e Ilídio J. Correia (“Materials Science”), em 25.º.

Estes investigadores contribuem também para a dinâmica do Departamento de Engenharia Eletromecânica e CISE – Electromechatronic Systems Research Centre (António J. Marques Cardoso) e na Faculdade de Ciências da Saúde e no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (Ilídio Correia).

A Research.com é uma plataforma dirigida a profissionais da ciência e estudantes, que tem como missão contribuir para o progresso da sua investigação através da informação de eventos científicos e publicações de interesse para as suas áreas. Para elaborar os rankings dos mais prestigiados cientistas mundiais são usados dados bibliométricos de várias fontes, referentes a artigos publicados e número de citações.