Teatro colombiano desconcerta público da Covilhã

O grupo La Buhardilla Teatro apresentou a peça "Desconcierto para único executante" em celebração ao 35º aniversário do TeatrUBI.

A primeira apresentação em espanhol do 28º Ciclo de Teatro Universitário ocorreu na quarta-feira, 13 de março. Vindo de Medellín para o Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, a companhia colombiana exibiu um monólogo de 65 minutos.

Com a sala completamente escura, Vicente San Clemente, o único protagonista desta história, entrou em palco iluminado pelo único foco de luz. O artista explicou que tentou fugir do seu papel de ator porque não queria ser apenas uma personagem.

Vicente San Clemente propôs uma reflexão sobre quem ganha a vida no palco, apresentando um conflito entre autor, personagem e ator. Javier Sarmiento, intérprete dessa figura, destacou que “é precisamente esse dilema que torna a obra única”, assim como “o autorreconhecimento e a emancipação do ator que a interpreta”. O desconcerto é um músico interagindo com o seu clarinete que nunca chega a tocar num concerto que nunca aconteceu.

Apesar de não ser apresentada em português, a peça foi bem recebida pelo público, que valorizou o trabalho do Teatrubi ao incluir obras em espanhol para os estudantes hispânicos que estão longe de casa.  Foi o caso de Jessie García, estudante costarriquenha de biomedicina, que afirmou sentir-se mais incluída na comunidade académica através dessas atividades.

A barreira linguística não foi um problema para o público que falava português. Beatriz Rocha, estudante brasileira de Ciências Políticas e Relações Internacionais, agradeceu a entrada livre e enfatizou a importância da democratização cultural, sendo este um espetáculo gratuito de outro continente e noutro idioma.

A peça desconcertou o público desde o início devido à dificuldade de captar a mensagem, mas foi recebida de forma muito positiva por um anfiteatro completamente cheio que no final aplaudiu efusivamente San pela sua intensa entrega ao papel.