UBI Academia Júnior STEAM com 80 alunos do Secundário

A atividade começou em outubro e encerrou a 25 de março. Destinou-se a promover o gosto pelas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática.

A primeira edição da UBI Academia Júnior STEAM, da Universidade da Beira Interior, permitiu a 80 estudantes do Ensino Secundário conhecerem melhor as áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática. A iniciativa envolveu jovens dos distritos de Castelo Branco e Guarda e terminou no último sábado, dia 25 de março, depois de cinco meses de atividades científicas. O grupo participou, desde outubro, em palestras, aulas abertas e grupos de investigação da UBI, visando aumentar o conhecimento científico e de como funciona o Ensino Superior, e o número candidatos para as STEAM.

O fecho desta edição incluiu, no dia 24 de março, palestras, entrega de prémios e um jantar convívio no bar académico: a palestra intitulada “Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações”, com Arlindo Oliveira, docente e investigador do INESC-ID (Instituto Superior Técnico), apresentou exemplos da evolução exponencial do uso de diversas tecnologias, como o caso do número de transístores por milímetro quadrado de circuito eletrónico, sendo discutidas as bases fundamentais dos algoritmos de aprendizagem automática.

Numa sala repleta, que contou com os alunos do Ensino Secundário, participantes da AJSTEAM, professores das escolas secundárias e da UBI, o segundo momento da tarde foi a apresentação do ChatGPT4, dado com um exemplo da aprendizagem automática na escolha da palavra mais provável de uma dada sequência.

A sessão continuou com a entrega de prémios aos participantes da Academia, no Concurso Pontes de Esparguete e no Desafio AJSTEAM. O 1.º prémio foi para a Escola Quinta das Palmeiras (500 €); o 2.º prémio para a Escola Campos Melo (350 €); e o 3.º prémio para a Escola Secundária do Fundão (150 €).

No dia seguinte, teve lugar uma visita à Fundação de Serralves, na cidade do Porto. Esta atividade foi escolhida para o grupo tomar contacto com a irreverência e intrigante arte das metamorfoses de Cindy Sherman, Paula Rego e Joan Miró, e com as soluções de integração da arquitetura na natureza, de que é exemplo o museu, de autoria do arquiteto Sisa Vieira, e o passadiço elevado “Treetop Walk”, do arquiteto Carlos Castanheira, que permitiram uma experiência impactante de observação da Biodiversidade do Parque.

A UBI Academia Júnior STEAM está inserida no «Impulso Jovens STEAM», do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior. Esta primeira edição contou com estudantes oriundos de 14 escolas, dos concelhos de Almeida, Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel e Seia.

No próximo ano letivo, a AJSTEAM 2023-2024 regressará com novos projetos e com maior interação entre as escolas da região e os departamentos da UBI.