UBI inaugura centro de competências

Estrutura representou um investimento de 100 mil euros, permite o acesso remoto aos supercomputadores que existem em Portugal.

Foi inaugurado na quarta-feira, 25 de janeiro, o 3CA.UBI, no Polo I da Universidade da Beira Interior, um centro de competências para a computação avançada.

A sala inaugurada esta quarta-feira, cuja apresentação esteve a cargo do Pró-Reitor Pró-reitoria para a Universidade Digital da UBI, Pedro Inácio,  tem como principais objetivos a partilha de resultados científicos num ecrã de grandes dimensões, fornecer meios materiais mais diretos de (apoio ao) acesso à Rede Nacional de Computação Avançada, dotar a UBI de recursos humanos de apoio às atividades que envolvem o centro, bem como, ser um ponto de disseminação de chamadas de projetos e oportunidades de financiamento.

Pedro Inácio, durante a apresentação

Para o Reitor da UBI, este foi um importante passo no desenvolvimento de projetos de investigação desenvolvidos na instituição. Durante a sessão foram, de resto, apresentados alguns dados de projetos a decorrer na UBI. “O 3CA.UBI define-se como um ponto de partilha do conhecimento, experiências e de acesso a recursos de computação e de visualização avançados para toda a Universidade da Beira Interior e comunidade que a envolve. Pretende também ser um motor de desenvolvimento de projetos científicos. A UBI tem 19 centros de investigação, 13 avaliados com ‘excelente’ ou ‘muito bom’, valor que esperamos melhorar neste novo ciclo de avaliações. Apesar dos resultados alcançados, o nosso objetivo é fazer sempre mais e melhor”, garantiu Mário Raposo.

Integrado na Rede Nacional de Computação Avançada, este Centro, que representou um investimento de 100 mil euros, possibilita o acesso remoto aos supercomputadores que existem em Portugal.

Presente na cerimónia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, sublinhou a capacidade da UBI ao nível da área da cibersegurança. “Nós não podemos ser excelentes em todas as áreas, mas temos que ser excelentes naquilo onde temos tudo para ser excelentes. E, realmente, a UBI tem aqui uma capacidade na área da informática, na área da cibersegurança, e há que explorar essa área em particular”, referiu. “A UBI e as suas infraestruturas, como este centro de competências, tem promovido parcerias com o tecido empresarial, o que tem permitido o desenvolvimento de produtos e serviços e a criação de formação avançada com uma forte componente de inovação científica e tecnológica”, lembrou a ministra.

Reitor da UBI, descerrou a placa com a ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e do presidente da Câmara da Covilhã

A inauguração deste centro de computação avançada foi uma das iniciativas integradas na ação “Governo mais próximo”.