UBI-Learning HUB inaugurado para apoiar no sucesso escolar

O Centro, junto ao Polo I, será especialmente focado nas dificuldades na Matemática, Física e Química, mas tem outras valências para ajudar os estudantes da UBI na sua experiência académica.

A Universidade da Beira Interior (UBI) abriu as portas do UBI-Learning HUB, um espaço inovador que visa melhorar o sucesso escolar dos alunos, em áreas identificadas como mais problemáticas.

O “HUB”, situado nas antigas instalações da AFTEBI, junto ao Polo I, promove sessões de acompanhamento a estudantes – individualizadas ou em grupo –, para reforçar aprendizagens, consolidar conhecimentos e melhorar o rendimento escolar. O foco são as disciplinas de Matemática, Física e Química, e estão disponíveis docentes especializados em cada uma destas áreas. Os alunos interessados deverão estabelecer contacto através de e-mail, ou no local, durante o horário de funcionamento.

Além do apoio académico aos estudantes, o UBI-Learning HUB tem as metas de promover workshops e sessões de capacitação para docentes e, ainda, programas de mentoria (link2mentors) entre estudantes e docentes ou Alumni.

O espaço do UBI-Learning HUB foi inaugurado a 3 de outubro. O Reitor da UBI, Mário Raposo, destacou a importância do novo centro, salientando que “a Universidade procura, cada vez mais, desenvolver espaços que correspondam às expectativas dos estudantes”. Na presença de elementos da equipa reitoral, presidentes de faculdade e alunos, entre outros, disse ainda que “é mais apoio que é oferecido aos alunos, para enfrentarem eventuais dificuldades ao longo de sua permanência na universidade”.

A Vice-reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, Helena Alves, complementou a ideia, referindo que o sucesso escolar e a inovação pedagógica têm sido apostas da UBI, tendo por isso nascido um gabinete e candidaturas relacionadas com estas estratégias de melhoria. Este centro resulta, precisamente, de uma candidatura bem-sucedida ao POCH – Programa Operacional Capital Humano, do Portugal 2020.

“A estrutura já está em funcionamento há algum tempo e os alunos têm frequentado o espaço, com sucesso”, destacou, lembrando que, além do apoio complementar às aulas, o “Hub” tem programas de mentorias que convidam à participação de docentes –, vocacionado para ajudar os estudantes na sua experiência universitária –, e os antigos alunos, neste particular, para orientar os futuros diplomados no mercado de trabalho.

“Paralelamente, estamos a desenvolver conteúdos digitais que colmatem lacunas que existam. Se um aluno não quiser estar cá, pode aceder a módulos ‘gamificados’ no Moodle, de Matemática, Física e Química, entre outros, para que possa combater as dificuldades de forma autónoma. Também se está a criar, nesse hub digital, conteúdos que possam ajudar os docentes”, conclui Helena Alves.

A funcionar num local que já foi arquivo do sector têxtil, o Learning HUB “é também um exemplo da abordagem sustentável da UBI, que valoriza a recuperação e adaptação de instalações existentes para fins educacionais”, destacou o Reitor da UBI.