UBI organiza Encontro de Ciência e Inovação

Vão ser quatro dias repletos de atividade, nos quais será possível conhecer o trabalho científico da UBI.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a organizar o Encontro UBI Ciência e Inovação 2023, integrado no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 20 a 24 de novembro. O evento inclui diversas sessões, palestras e workshops cobrindo as várias áreas de investigação da UBI.

“É muito importante aproveitar as diferentes datas comemorativas que existem a nível nacional e internacional para disseminar e divulgar a investigação desenvolvida no seio da nossa universidade. Com este objetivo, e no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, decidimos organizar este evento, para o qual convidámos todos os nossos investigadores e unidades de investigação a participar. Estruturaram-se diferentes sessões ao longo da semana, tendo por base projetos em curso financiados por diferentes fontes de financiamento, e com esse programa base lançámos uma call interna para submissão de comunicações por parte da comunidade ubiana”, salienta Sílvia Socorro, Vice-reitora da UBI para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento.

No primeiro dia, 20 novembro, além da sessão de abertura, que contará com a presença do Reitor, Mário Raposo, de Sílvia Socorro, do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e do vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, decorrerão outras duas sessões. A “Sessão Ciência Viva” mostrará exemplos de atividades Ciência Viva realizadas dentro e fora da UBI, enaltecendo a sua importância e o seu impacto no meio envolvente ao longo do tempo. A sessão da tarde é dedicada à apresentação dos projetos liderados pelos investigadores da UBI, recentemente contratados no âmbito dos Concursos de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) institucional e individual, os quais ilustram bem a diversidade e originalidade da investigação realizada na instituição.

No dia 21, a programação contemplará a “Sessão Europa e Agendas Mobilizadoras PRR”, com apresentação de projetos diversos com foco nas áreas das tecnologias verdes, inovadoras e sustentáveis, e no desenvolvimento humano. À tarde, a “Sessão FCT” continuará a retratar a variedade e criatividade da investigação realizada na UBI. Neste dia, incluem-se ainda atividades de carácter mais lúdico, nomeadamente o evento de Stand-Up Comedy “A Ciência é um espetáculo!”, com Carlos Vidal, antecedido por um Quizz de Ciência interativo, com início às 21h00, e no qual será atribuído ao vencedor um prémio monetário no valor de 100€.

Para 23 de novembro, está planeada a “Sessão Inovação”, que contará com a contribuição de diversas start-ups sediadas na UBIMedical. No mesmo dia, será apresentado um conjunto de projetos diversos produzidos na Academia, exemplificativos de diferentes dimensões de investigação em ciências sociais e humanas.

O dia 24 inclui a “Sessão PROMOVE: a ciência da UBI ao serviço do interior”, onde serão apresentados os projetos em curso na UBI, financiados pela Fundação “La Caixa”, no âmbito deste programa, numa demonstração de como a ciência da UBI está ao serviço das regiões do interior do país. O evento culminará com o lançamento da rúbrica de comunicação de ciência intitulada “No Interior da Ciência”, que será implementada em colaboração com o Jornal do Fundão, e que tem como fim divulgar de forma simples o trabalho desenvolvido pelos investigadores da instituição, com temas de interesse para o público em geral e contribuindo para aumentar a literacia científica.

A Semana da Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Ciência Viva para celebração da cultura científica a nível nacional e inclui o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), comemorado nesta data em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, pelo dia do seu nascimento. O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido em 1996, e a celebração da Semana da Ciência e Tecnologia remonta a 1997. Ao longo desta semana as instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, oferecem centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia. Na UBI, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), já com tradição nesta iniciativa ao longo dos anos, promove um conjunto de atividades dirigidas a alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior, disponíveis para inscrição na página do Ciência Viva. O programa completo está disponível aqui.

Durante toda a semana serão também divulgados, em mostra permanente, patente na Biblioteca Central da UBI, Posters elaborados pelos estudantes de Mestrado e Doutoramento da UBI, divulgando os seus resultados de investigação.

“O Encontro UBI Ciência e Inovação 2023 coloca a nossa universidade e a região no mapa nacional de eventos científicos da Semana da Ciência e Tecnologia, dando a conhecer os nossos investigadores, a investigação que realizam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e bem-estar da sociedade. É também uma oportunidade de divulgação interna, onde os nossos investigadores podem ficar a conhecer o que se faz noutras unidades de investigação além da sua, identificando pontos de contacto na interface de áreas científicas, o que é bom para fomentar a interdisciplinaridade e inovação”.

Programa completo